
Para quem gosta de automobilismo, o fim de ano é sempre um prato cheio. Embora seja um período sem corridas, é aquele momento em que todas as especulações parecem se tornar mais sérias, até mesmo porque pilotos e equipes sabem que não têm muito tempo para resolver a vida.
Se a F1 é a grande estrela da pré-temporada, com vagas na Lotus, Sauber, Force India, Caterham e Marussia indefinidas, as categorias menores também se agitam. E um dos momentos mais importantes é ver para onde vão os garotos que dominaram o kartismo nos últimos anos.
Isso não é por acaso. As negociações de hoje podem determinar o que vai acontecer na F1 – e nas demais categorias top – em muitos anos. Também é um bom momento para olhar as tendências no esporte a motor e ver como o automobilismo de base vai funcionar em 2014, 2015, 2016…
E quem inaugurou os anúncios oficiais foi Charles Leclerc, monegasco apenas 16 anos de idade. Enquanto fez carreira no kartismo, o garoto conquistou diversos títulos europeus e mundiais, mas o que chama a atenção é que ele é empresariado por Nicolas Todt, o mesmo de Felipe Massa, Pastor Maldonado, Jules Bianchi e James Calado.
Todt, na verdade, não é alguém novo em ajudar jovens pilotos. Pelo contrário. O empresário é o dono da equipe ART, com presença na GP2, GP3 e que recentemente passou a inscrever um time na F-Renault (tanto na NEC quanto na Eurocup). Então, nada mais natural que Leclerc fizesse a estreia nos monopostos pela escuderia do chefe, certo?
Errado! Leclerc, na verdade, foi anunciado pela Fortec para pilotar na F-Renault Alps no ano que vem. Ou seja, Todt tem uma equipe na mesma modalidade, mas ela não serve para o garoto. Que coisa, não?
Mas há uma explicação para isso. Alguns pilotos vindos do kart têm escolhido a Alps no lugar da NEC por causa do número a mais de treinos. Por mais que a NEC possa ser mais competitiva e corra em mais circuitos do calendário recente da F1, esse tempo a mais no carro é visto como fundamental para quem está fazendo a transição. Ou seja, mesmo que Todt tenha uma equipe de F-Renault, ele entende que é melhor os pilotos terem mais tempo de pista em um primeiro momento.
Só que aí eu me pergunto. Se os pilotos de Todt estão indo para a F-Renault Alps, como ele vai convencer algum garoto vindo do kart a correr para ele na NEC?
Tem um brasileiro que correu pra equipe dele no NEC não tem?
CurtirCurtir
Thiago Vivacqua. Mas eu nao ficaria surpreso se ele também acabar na Fortec
CurtirCurtir