Alex Lynn venceu o GP de Macau de 2013
Alex Lynn venceu o GP de Macau de 2013

Quem já acessa o World of Motorsport há algum tempo sabe que eu não gosto muito de fazer posts apenas com uma foto ou com um vídeo. Acho que esse é um jeito ineficaz de fidelizar a audiência, já que muitas vezes é fácil encontrar esse tipo de conteúdo por aí. Ou seja, por que você entraria no meu blog se pode ver a mesma coisa em espaços melhores lá fora?

Mas como todo mundo se contradiz vez ou outra na vida, uma vez por ano abro uma exceção para essa minha regra. É no GP de Macau de F3. Além de ser uma das corridas mais importantes do ano, é sempre interessante trazer uma visão diferente do que acontece na prova.

E quem melhor que Sergio Perez para contar o que aconteceu no antigo enclave português? Mas, calma, não se assuste! Não estou falando do agora ex-piloto da McLaren, mas de um diretor/produtor de filmes que todos os anos vai a Macau para contar como foi a corrida.

Descobri os vídeos de Perez na edição de 2011 do GP e todos os anos os coloco aqui no blog. Levando em conta tudo o que acontece na corrida, ele é um dos poucos autores que consegue captar exatamente o que significa o evento: uma mistura da tradição de 60 anos da corrida com a juventude dos pilotos presentes.

No vídeo deste ano não é diferente. Perez usou imagens das primeiras provas em Macau para conseguir preencher um pouco do vídeo, afinal Alex Lynn não deu muitas chances aos adversários no último fim de semana. Ainda assim, também mostra as brigas pelos demais lugares ao pódio, sendo essa a principal narrativa.

Na minha opinião, dois pontos ficaram faltando: a comparação entre a Theodore de Ayrton Senna e o carro usado por Lynn e conseguir explorar melhor o ‘drama’ do fim da corrida, quando António Félix da Costa chegou a grudar no inglês, que respondeu com a melhor volta da prova e seguiu rumo à bandeira quadriculada. Mas nada que tire os méritos do vídeo desse ano, muito pelo contrário. Essa foi apenas a minha leitura da prova.

De qualquer forma, dos três vídeos de Macau que já coloquei aqui, o meu favorito continua sendo o de 2011, até porque aquela corrida foi melhor. Você pode clicar aqui para relembrar.