Barnicoat estreia no programa da McLaren

Ben Barnicoat fez bonito na estreia nos monopostos
Ben Barnicoat fez bonito na estreia nos monopostos

Com o anúncio de que Kevin Magnussen será o companheiro de Jenson Button na temporada 2014 da F1, o programa de pilotos da McLaren ganhou destaque. Tendo ficado em um segundo plano nos últimos anos, atrás de Red Bull, Renault/Lotus e até mesmo Ferrari, a equipe inglesa começa a dar uma chance aos pupilos.

No entanto, enquanto Magnussen já está contando os dias para se tornar um piloto de F1, na parte de baixo do programa, o último fim de semana foi dia de estreia. Ben Barnicoat, de apenas 16 anos, fez a transição do kartismo para os monopostos e disputou o Torneio de Outono da F-Renault Inglesa, em Rockingham.

O campeonato em si não teve muitos atrativos. É que o grid teve apenas seis pilotos, incluindo Pietro Fittipaldi e o croata Martin Kodric, outro que também estava debutando nos monopostos após o kart. Com menos carros que a F3 Sudamericana, o torneio ainda foi reduzido de dois para apenas um dia de pista.

Apesar desse desastre operacional, quem acompanhou a competição por causa da estreia de Barnicoat não se decepcionou. O inglês marcou a pole-position do torneio ao superar Fittipaldi por 0s254 na segunda classificação. Na primeira, o brasileiro ficou com o terceiro posto, enquanto Alex Gill garantiu a primeira fila ao terminar a 0s282 do piloto da McLaren.

Largando da primeira posição do grid, o estreante confirmou o favoritismo. Barnicoat venceu a primeira prova de ponta a ponta, com 6s512 de vantagem para Gill. Pietro Fittipaldi, chegou a ocupar a segunda colocação, mas acabou abandonando com um problema na asa traseira do carro.

A segunda corrida teve vitória do veterano Hong Wei Cao, de 20 anos. Competindo pela Fortec, o chinês pulou da quarta para a primeira colocação no começo da prova e segurou a pressão de Barnicoat para receber a bandeira quadriculada na frente. Pietro foi o quinto.

Já a bateria decisiva viu mais um passeio do garoto da McLaren, triunfando de ponta a ponta e mais uma vez liderando a dobradinha da Fortec, já que Kodric terminou em segundo ao ultrapassar Fittipaldi na última volta.

Apesar do domínio de Barnicoat, o torneio não serve de parâmetro. Com apenas seis carros na pista, sendo quatro da Fortec, era impossível ter um resultado ruim. O que pesa a favor do garoto é que ele fez exatamente o que se esperava dele. Com um grid tão reduzido, tinha que dominar e sair como vencedor. E foi isso o que ele fez.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s