Os deuses do automobilismo estiveram em Macau

Alex Lynn venceu em Macau com o carro homenageando o triunfo de Ayrton Senna
Alex Lynn venceu em Macau com o carro homenageando o triunfo de Ayrton Senna

O GP de Macau de F3 nunca falha em trazer boas histórias. Se no ano passado a vitória de António Félix da Costa serviu para coroar uma temporada brilhante, mas sem títulos do piloto luso, dessa vez foi Alex Lynn que terminou na frente no Circuito da Guia.

Mas mais importante que a vitória do inglês é o que ela representa. A conquista aconteceu no aniversário de 60 anos da corrida. Para comemorar essa data, a já extinta equipe Theodore Racing decidiu voltar à ativa e patrocinar dois carros da Prema neste ano. Dessa forma, Lynn e Lucas Auer correram com um layout muito parecido com o usado por Ayrton Senna há 30 anos, quando triunfou em Macau pela escuderia inglesa, em 1983. Essa é uma daquelas homenagens que só os deuses do automobilismo conseguem fazer.

Voltando a Lynn, a vitória também significou muita coisa para o britânico. Quarto colocado na temporada 2012 da F3 Inglesa, o piloto começou a chamar a atenção justamente há um ano, quando conquistou a pole-position para o GP de Macau, mas terminando a disputa na terceira colocação.

Apesar de não ter vencido naquela época, ele foi contratado por Alexander Wurz, que agora o tenta levar à F1. O primeiro passo dessa empreitada foi disputar a F3 Europeia neste ano pela sempre favorita Prema.

Só que o plano não deu tão certo assim. Com o mesmo conjunto que Raffaele Marciello ficou com o título, o piloto venceu somente três vezes, terminou o campeonato em terceiro, é verdade, mas passou longe da briga. O que não deixou de ser decepcionante. A vitória em Macau, portanto, foi a forma de Lynn mostrar que ainda é um dos melhores pilotos da nova geração e merece, no futuro, uma chance na F1.

Pipo Derani conquistou um ótimo terceiro lugar
Pipo Derani conquistou um ótimo terceiro lugar

Além de Lynn, quem também se destacou em Macau foi Pipo Derani. Após terminar em sexto na corrida do ano passado, o brasileiro voltou mais experiente ao Circuito da Guia, podendo até mesmo pensar em vitória. E foi justamente isso o que ele fez.

Depois de largar da quinta colocação, Derani atravessou as retas do traçado feito um raio, chegando até mesmo a emparelhar com Lynn antes da traiçoeira curva Lisboa. Depois da entrada do safety-car, o piloto acabou perdendo rendimento – muito por causa dos pneus – e acabou ultrapassado por Félix da Costa e Marciello. Com a batida do italiano, o brasileiro voltou ao pódio.

Com quatro anos na F3 e passagens pela Alemã, Inglesa e Europeia, a corrida em Macau serviu para fechar a carreira do brasileiro na modalidade. Para quem praticamente não marcou pontos nas duas primeiras temporadas, terminar a passagem pela categoria lutando de igual para igual com os pupilos de Red Bull e Ferrari é um ótimo resultado.

Mais do que isso, Pipo conseguiu com sucesso liderar a Fortec neste fim de 2013. Além de ter assumido a posição de primeiro piloto do time com a saída de William Buller e a aposentadoria de Josh Hill, o brasileiro teve, na Ásia, companheiros tão experientes quanto e não se incomodou, terminando na frente de todos.

Para dois pilotos que deixaram a F3 Inglesa desacreditados e tiveram temporadas de altos e baixos na Europeia, Lynn e Derani aproveitaram ao máximo a última chance do ano.

Um comentário sobre “Os deuses do automobilismo estiveram em Macau

  1. O Pipo Derani é “O CARA” pra ser entrevistado pela Warm Up agora hein? Qual serao os proximos passos dele? Irá mesmo mirar o automobilismo americano? E o Felix da Costa? Game Over? Vai sair da Red Bull? Vai ficar na Renault 3.5?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s