Loeb foi o segundo em Macau
Loeb foi o segundo em Macau

Não há dúvidas que o tradicional GP de Macau de F3 é um sucesso. A maior prova disso é que o evento de 2013 precisou ser dividido em duas semanas para conseguir acumular todas as categorias preliminares que decidiram correr por lá.

Enquanto a corrida principal ainda vai acontecer neste fim de semana, a primeira rodada de disputas teve a presença de Sébastien Loeb como maior estrela. O francês participou da corrida da Porsche Cup asiática como uma espécie de preparação par a estreia no WTCC no ano que vem.

É que Macau não é exatamente uma pista em que os pilotos podem treinar no restante do ano, então Loeb achou melhor ter essa primeira experiência no Circuito da Guia, até porque uma das etapas do Mundial de Carros de Turismo acontece justamente lá.

E o francês não fez feio na estreia no antigo enclave português. Mesmo com pouca experiência nos carros da Porsche, o megacampeão do WRC teve um desempenho sólido e fechou a prova na segunda colocação, 4s227 atrás do vencedor, Earl Bamber. Ele ainda superou o veterano Martin Ragginger, que completou o pódio.

Bamber, aliás, teve bons motivos para comemorar no fim de semana. Além de superar Loeb e conquistar a vitória, o neozelandês também foi informado que recebeu uma bolsa da Porsche – independentemente da vitória em Macau – para disputar a Supercup no ano que vem, categoria que faz a preliminar na F1.

Campeão da Porsche asiática, o piloto já havia disputado algumas corridas da Supercup neste ano. O maior destaque veio justamente na última etapa, em Abu Dhabi, quando largou na pole-posiiton, mas acabou ultrapassado por Nicki Thiim na última volta, terminando com a segunda colocação.

Mudando um pouco de categoria, quem também esteve em Macau no primeiro fim de semana foi Edoardo Mortara. Depois de vencer duas vezes a prova de F3 e triunfar nos carros GT, no ano passado, o italiano dessa vez conquistou a quarta vitória consecutiva no antigo enclave português ao terminar na frente na Audi Cup. Não deixa de ser uma marca impressionante.