Treinos da GP3 em Abu Dhabi

Com o carro de Daniil Kvyat, Patric Niederhauser liderou em Abu Dhabi
Com o carro de Daniil Kvyat, Patric Niederhauser liderou em Abu Dhabi

Com a temporada 2013 já fazendo parte dos livros de história, a GP3 voltou à pista na última semana para os primeiros ensaios de olho no novo campeonato. Ao todo, 38 pilotos estiveram no circuito de Abu Dhabi, para três dias de atividades, onde deram o pontapé inicial dos trabalhos para 2014.

É claro que esse treino não significa muita coisa. Boa parte dos pilotos que estiveram por lá dificilmente vai disputar o campeonato. E até mesmo quem andou na frente não é certeza de que continue mantendo o bom ritmo. De qualquer forma, os resultados obtidos por pilotos e equipes não deixam de ser interessantes.

Somando os tempos obtidos nos três dias de treinos, o mais rápido foi Patric Niederhauser. Após duas temporadas completas na categoria, o suíço abusou da experiência para marcar 1min55s372, na última noite de atividade, para garantir a primeira colocação isolada. O trunfo do piloto foi testar com o carro usado por Daniil Kvyat na campanha do título de 2013.

Contudo, embora Niederhauser tenha sido o mais veloz, quem chamou a atenção foi Oliver Rowland. Vice-campeão da F-Renault Eurocup neste ano e como fama de piloto problemático, o britânico foi o grande destaque das atividades ao liderar três das seis sessões de pista, além de acumular também um segundo e um terceiro lugares.

Mas mesmo com o bom desempenho, Rowland não deve disputar a GP3 no ano que vem. Ainda que nada tenha sido anunciado, há alguns rumores de que o garoto já esteja fechado com a Fortec para competir na World Series by Renault, no mesmo carro que já teve Robin Frijns e Stoffel Vandoorne. Não é impossível participar dos dois campeonatos ao mesmo tempo, mas esse não deve ser o caso.

Quem também teve um bom rendimento foi Pierre Gasly, o campeão da F-Renault. Ao contrário de Rowland, o francês só participou de um dos três dias de testes, quando terminou com a segunda colocação – inclusive sendo mais rápido que o inglês. Como as condições da pista foram melhorando durante a semana, o gaulês fechou com o 13º lugar na classificação geral.

Segundo mais rápido, Oliver Rowland chamou a atenção
Segundo mais rápido, Oliver Rowland chamou a atenção

Os resultados de Rowland e Gasly deixam claro o nível que a F-Renault Eurocup atingiu nas últimas temporadas. Além do grid ultracompetitivo sempre ressaltado, a categoria vai vendo seus graduados não precisarem de muito tempo para se destacar onde forem correr. Para isso, basta ver que Frijns, Vandoorne e Kvyat – entre muitos outros – levaram menos de dois anos para serem nomes conhecidos no paddock da F1.

Há uma explicação para isso. Hoje, a F-Renault praticamente não tem concorrência na formação de jovens pilotos. Quem compete em certames como as demais F-Renault (NEC, Alps, Inglesa) ou a F4 acaba pulando para o torneio europeu antes de dar o próximo passo da carreira. É lá onde estão as melhores equipes e os melhores pilotos.

Houve, portanto, uma inversão na pirâmide das categorias de base. Há alguns anos, a base dessa pirâmide era maior, com os pilotos tendo diversas opções para competir após deixar o kart. Agora, a F-Renault aparece praticamente como único caminho (existe a Adac Masters, na Alemanha, mas não deixa de ser um mercado muito restrito). Já o topo, antes apenas com F-3000/GP2, agora também tem a concorrência da World Series.

Voltando ao que aconteceu em Abu Dhabi, além do bom desempenho dos pilotos da F-Renault, a equipe MW Arden também foi bem. Atual campeã do certame, a escuderia de Mark Webber e Christian Horner viu cinco dos seis pilotos terminarem entre os dez primeiros.

Abaixo você pode ver o melhor tempo de cada competidor em Abu Dhabi. Caso um atleta tenha treinado por mais de uma equipe, a que aparece na tabela é aquele onde ele conseguiu o melhor tempo.

GP3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s