
Praticamente todas as equipes do atual grid da F1 tem um programa de jovens pilotos. Inspiradas pela Red Bull, que descobriu Sebastian Vettel quando o alemão ainda andava de kart, as escuderias perceberam que é muito mais barato investir em garotos e desenvolvê-los para um dia ocuparem uma vaga no time principal.
Claro que cada equipe gerencia o programa de um jeito. A Red Bull, por exemplo, pode ter fama de carrasco, mas é quem mais consegue levar garotos à F1, graças à Toro Rosso. Já a Force India durante muito tempo serviu de incubadora para outros times. Basta lembrar que Jules Bianchi, da Academia da Ferrari, foi reserva do time indiano na temporada passada.
Só que a esquadra de Vijay Mallya também está preparando alguém para um dia chegar à F1. Há dois anos, o time lançou um projeto na Índia, chamado de 1 em 1 bilhão. O objetivo era encontrar algum jovem promissor no país asiático para que um dia ele fosse promovido ao time.
Naquela época, Karun Chandhok e Narain Karthikeyan ainda tentavam descolar uma vaga na F1, por isso o programa da Force India não foi tão levado a sério. Entretanto, agora, dois anos depois, a situação mudou, e o plano começa a dar resultado.
Provavelmente você não lembre, mas o vencedor do 1 em 1 bilhão foi Jehan Daruvala, então com 13 anos de idade. O indiano, até então, havia competido apenas no próprio país e conquistado bons resultados nos campeonatos Rotax locais.

Com o apoio da Force India, a situação melhorou. No ano passado, Daruvala foi o vencedor do Campeonato Asiático na divisão KF3. Em 2013, o garoto passou a correr na Europa, sendo agora campeão britânico na mesma categoria KF3. Um resultado que não deixa de ter destaque para um jovem piloto.
Apesar do bom desempenho, a Force India já informou que ele deve continuar no kartismo por mais dois anos. Depois, deve competir na F-Renault, GP3 e GP2, antes de assumir uma das vagas na F1. O tempo em cada categoria ainda não está certo e, obviamente, vai depender do quanto ele se desenvolver.
No entanto, no que depender de Malya, o garoto pode ficar tranquilo. O chefão da Force India já afirmou que nunca viu Chandhok ou Karthikeyan em condições de pilotar para a escuderia asiática, mas garantiu que acredita completamente no talento do pupilo.
Felipe, acompanhei o ano dele através da internet, pois acompanhei algumas corridas do Giuliano Raucci no WSK. Realmente, o Daruvala andou bem lá. E, pode anotar aí, o Giuliano tá bem na fita tb. Eles dois e mais uns 3 ou 4 andaram muito bem esse ano no WSK.
CurtirCurtir