Yago Cesário campeão da Skip Barber

Yago Cesário é o terceiro brasileiro campeão da Skip Barber
Yago Cesário é o terceiro brasileiro campeão da Skip Barber

É verdade que Helio Castroneves e Felipe Nasr não conseguiram garantir títulos em 2013. Mas isso não significa que o Brasil ficou longe do degrau mais alto do pódio neste ano. O responsável por trazer um caneco para o país foi Yago Cesário, de apenas 18 anos, que conquistou a taça do campeonato de verão da Skip Barber, campeonato-escola do automobilismo norte-americano.

A aventura de Cesário nos Estados Unidos, na verdade, começou no ano passado, quando o piloto participou de uma seletiva que premiava os primeiros colocados com uma bolsa na Skip Barber. Derrotando 21 pilotos, o goiano garantiu o título e embolsou US$ 120 mil para participar do torneio de verão.

Mesmo fazendo a transição do kartismo para os carros, o garoto não diminuiu o ritmo. Competindo em circuitos clássicos dos EUA, como Virginia International Raceway, Lime Rock, Mid-Ohio e Road America, além do novíssimo NOLA Motorsport Park, em Nova Orleans, Yago acumulou diversas vitórias em 16 corridas para ficar com a taça.

A decisão veio apenas na corrida final. Precisando terminar com a terceira posição para ser campeão, o brasileiro teve um bom desempenho e ficou com o segundo posto, perdendo apenas para Colton Herta, filho do ex-piloto Bryan Herta. Com o resultado, o americano ficou com o vice-campeonato.

Essa é a terceira vez que um brasileiro vence um torneio da Skip Barber. Entre 1999 e 2011, quando a categoria era unificada e corria em todos os Estados Unidos, Júlio Campos ficou com o título de 2001, enquanto Raphael Matos repetiu a conquista dois anos depois. Os dois pilotos hoje estão na Stock Car.

Por se tratar de uma categoria escola, Yago recebeu US$ 25 mil de prêmio para tentar dar o próximo passo da carreira. O piloto já afirmou que planeja disputar a USF2000 nos próximos anos e seguir caminho no programa Road to Indy rumo à principal categoria de monopostos da América do Norte.

Antes disso, porém, ele volta à pista entre os dias 11 a 13 de novembro, em Road Atlanta, para a disputa do Shootout, uma corrida entre os campeões das últimas temporadas da Skip Barber que rende uma temporada completa de prêmio na própria USF2000. O problema para o goiano é que alguns dos vencedores dos últimos anos já têm experiência não só na USF2000, mas também em outros campeonatos internacionais.

Yago, no entanto, não será o único brasileiro na corrida. Ele terá a companhia do irmão gêmeo Yuri Cesário (quinto colocado na Skip Barber) e do brasiliense Ítalo Leão (quarto colocado).

Por fim, um detalhe curioso. A Skip Barber vem se tornando um campeonato com presença constante dos pilotos de Goiás. No ano passado, Danilo Estrela disputou o título até a última etapa antes de fazer a transição para a USF2000. Dessa vez, os irmãos Cesário continuaram a saga dos nascidos no Centro-Oeste.

Um comentário sobre “Yago Cesário campeão da Skip Barber

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s