Max Verstappen foi a grande atração dos treinos de Barcelona
Max Verstappen foi a grande atração dos treinos de Barcelona

De forma até mesmo surpreendente, Pierre Gasly superou Oliver Rowland e conquistou o título da F-Renault Eurocup, no último fim de semana, em Barcelona. Mas agora isso já é passado. Com o campeonato chegando ao fim, já está no momento em que pilotos e equipes começam os trabalhando de olho no ano que vem.

E o primeiro dia de aula da geração de 2014 da F-Renault aconteceu nesta segunda-feira, dia 21, quando a categoria realizou um treino coletivo no circuito catalão cheio de novatos e garotos vindos diretamente do kart.

Essa atividade já é tradicional e serve para dar as primeiras pistas de pilotos e equipes de 2014. Levando em conta o que aconteceu nos últimos anos, nem todos os garotos que participaram da atividade deverão estar no grid do ano que vem, mas é provável que muitas das caras novas estejam de volta no próximo campeonato.

E o treino desta semana foi cercado de expectativa. Assim como aconteceu há dois anos, quando Nyck De Vries deu as primeiras voltas nos monopostos, dessa vez coube a outro kartista chamar a atenção. Falo de Max Verstappen, claro, que dominou os carrinhos nos últimos anos.

O holandês já estava participando de um extenso programa de testes privados na categoria e acertou com a KTR para guiar o carro usado por Ignazio D’Agosto durante a temporada regular.  No geral, o desempenho dele foi bom, ficando com a oitava colocação e sendo 0s677 mais lento que Gustav Malja. A única diferença é que o sueco andou pela Josef Kaufmann, mesmo time que defendeu em 2013.

Verstappen, no entanto, foi um dos poucos pilotos a não conseguir melhorar o tempo na parte da tarde, quando a pista estava em melhores condições. Como ele teve um problema no fim da sessão matutina, a equipe KTR precisou passar parte do treino da tarde na garagem deixando o equipamento pronto para o holandês. Por isso, ele não foi capaz de se recuperar.

E quem se aproveitou dos problemas do holandês foi George Russell, campeão europeu de kart na categoria KF2 em 2012. O piloto de apenas 15 anos testou pela pequena AV Formula e terminou com a quarta colocação na classificação geral, um desempenho que pode ser considerado muito promissor.

Gustav Malja foi o mais rápido
Gustav Malja foi o mais rápido

No mais, o treino também serviu para ver o badalado estoniano Martin Rump de volta a um carro da F-Renault e a estreia de Anthoine Hubert, campeão da F4 Francesa, na categoria. Entre os campeões de outros certames europeus, Erik Johansson (vencedor da F-Renault 1.6 Sueca) andou pela Koiranen, Robin Hansson (BMW Talent Cup) completou a escalação poderosa da Fortec e Chris Middlehurst (F-Renault Inglesa) testou pela MP.

Matthew Graham (vindo da F4 Inglesa), Tristan Viidas (F4 Francesa) e Matevos Isaakyan (dizer que é um russo promissor já basta nos dias de hoje) também marcaram presença em Barcelona.

Apesar da qualidade do grid, o resultado desse teste praticamente não vale nada. Obviamente, quem disputou a F-Renault em 2013 sai em vantagem por já conhecer o equipamento. A atividade, na verdade, acaba valendo para quem espera fechar algum contrato para o ano que vem e teve essa a oportunidade de impressionar as equipes.

Por fim, o teste ainda teve algumas ausências importantes. Primeiramente, nenhum brasileiro tomou parte da atividade. Levando em conta quem já estava na F-Renault em 2013, ficaram faltando os garotos do campeonato Norte-Europeu. Quase garantidos no grid do ano que vem, Matt Parry, Jack Aitken e Dennis Olsen acabaram abrindo espaço para novatos propriamente dito.

Entre os kartistas, as Ben Barnicoat, da McLaren, e Charles Leclerc, do All Road Managment não testaram. Enquanto o inglês deve fazer a transição para os monopostos no ano que vem, mas pode optar por correr no próprio Reino Unido, o monegasco pode seguir mais uma temporada no kart.

Abaixo você pode conferir os tempos de Barcelona. A origem de cada um dos pilotos está logo após o nome da equipe pelo qual testou. Quem está como ‘segue’ é que continua na F-Renault depois de ter disputado o certame em 2013:

Renault