O segredo de Nico Hulkenberg

Nico Hulkenberg é o piloto da moda na F1 atual
Nico Hulkenberg é o piloto da moda na F1 atual

Não há duvidas de que Nico Hulkenberg é uma das grandes atrações da fase final da temporada 2013 da F1. Com o título praticamente definido a favor de Sebastian Vettel, e a Red Bull tendo cada vez menos dificuldades para vencer as provas – exceção feita ao GP do Japão –, acompanhar o piloto da Sauber lutar de igual para igual com carros muito mais rápidos, como Ferrari e Mercedes vem se tornando diversão garantida.

Com um carro muito mais competitivo que o do início da temporada – quando o time suíço sofria com problemas crônicos na parte traseira – o germânico deu uma arrancada no mundial. Nas últimas quatro corridas, o piloto somou 32 pontos e pulou da 15ª para a décima colocação na tabela.

Assim, ele já está à frente dos dois carros da Force India – equipe a qual abandonou após o último campeonato – e da McLaren de Sergio Pérez. O próximo alvo é Jenson Button, mas o britânico soma 60 pontos, 21 a mais que o alemão, e tem mostrado um desempenho muito pais regular ao longo do campeonato.

Apesar da diferença para a inglês, Hulk vai chamando a atenção das equipes. Após ser esnobado pela Ferrari, o alemão já esteve ligado a McLaren, Lotus, Force India e até mesmo continuar na Sauber, mesmo tendo anunciado que busca um novo time para o próximo ano. Há quem crave um anúncio por parte da Lotus nesta terça-feira, dia 15, mas ainda não passa de rumor.

Só que esse ressurgimento de Hulkenberg em 2013 não é exatamente um passe de mágica. É verdade que o carro da Sauber melhorou muito, lógico, mas ao longo de toda a carreira o piloto alemão tem um histórico de sempre ir melhor na segunda parte da temporada. Ou seja, há uma dificuldade de extrair o máximo do carro desde o primeiro contato.

Foi assim nos três anos que o alemão passou como titular na F1. Na estreia, pela Williams, ele marcou apenas dois pontos nas dez primeiras corridas. Foi bastante criticado, como todo novato é nos dias de hoje, mas melhorou significativamente nas últimas nove provas, somando 20 pontos e conquistando uma pole-position, no GP do Brasil.

Nico Hulkenberg em Interlagos
A pole no GP do Brasil

Após ficar de fora do campeonato de 2011, Hulk voltou pela Force India no ano passado. E o desempenho irregular voltou a estar presente. Foram 19 pontos nas dez primeiras corridas contra 44 nas últimas dez. Neste ano, como já dito, sete na fase inicial do campeonato e 32 desde então, lembrando que ainda faltam quatro etapas.

Alguém até pode argumentar que isso é coincidência, visto que Force India e Sauber foram duas equipes que tiveram reação clara durante as últimas temporadas. Os indianos no ano passado e os suíços neste. Já o desempenho na Williams é mais do que normal para um estreante, que vai melhorando conforma acumula experiência.

Não deixa de ser verdade, mas nas categorias de base Hulk também já havia se mostrado um piloto que cresce nos momentos de decisão. Na GP2, por exemplo, o alemão obteve apenas dois pódios nas primeiras oito corridas. Nas últimas 12, foram oito. Na F3 Euro, a primeira vitória sem o grid invertido só veio na 13ª das 20 corridas de 2007.

Para encerrar, isso não é uma crítica ao alemão. Pelo contrário, é algo ótimo para ele. Afinal, o germânico consegue os melhores resultados justamente quando as equipes já começam a pensar no ano seguinte, colocando-o em uma posição privilegiada nas negociações. Talvez por isso fosse importante ter continuidade em alguma escuderia. Assim, ele teria menos problemas de adaptações e poderia brigar por resultados desde o início do campeonato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s