Papo de GP3

Daniel Abt sabe bem o que vem pela frente na dureza do prélio da GP3
Daniel Abt sabe bem o que vem pela frente na dureza do prélio da GP3

Enquanto a GP3 enfrenta um longo e tenebroso inverno de dois meses de espera até a última etapa da temporada 2013, em Abu Dhabi, os pilotos envolvidos na batalha pelo título já não conseguem controlar a ansiedade e começam a imaginar como serão as corridas decisivas.

Quem não perdeu tempo foi Conor Daly. Quarto colocado na tabela e 34 pontos atrás do líder, Facu Regalia, o americano se antecipou aos adversários e voou para Yas Marina, onde participou de alguns dias de treinos de categorias locais. Tudo para aprender a pista o quanto antes – lembrando que a GP3 tem apenas um treino livre de 30 minutos – e sair na frente dos adversários.

Contudo, esse tempo de extra talvez não seja o suficiente para dar ao americano a taça, até porque a diferença para Regalia é bastante grande. Por isso, ele pegou algumas dicas com quem entende do assunto. Ao saber que Daly estava em Abu Dhabi, Daniel Abt, vice-campeão da GP3 no ano passado, disse ao antigo companheiro de equipe o que ele precisa fazer para ser campeão.

“Você só precisa que Facu tenha um pneu furado, Kvyat fique com o carro travado na sexta marcha e Korjus seja punido por excesso de velocidade em bandeira amarela. Depois, vença a corrida e se certifique de não ser superado por um certo cipriota. É fácil”, disse.

Conor Daly apontando o número de milagres que precisa para ser campeão
Conor Daly apontando o número de milagres que precisa para ser campeão

Talvez você esteja se perguntando quais são as chances de isso acontecer, não? São altas, claro! É porque essa foi justamente a decisão da GP3 no ano passado.

Em 2012, quem estava na quarta colocação do campeonato antes da etapa final – disputada em Monza – era Abt. Na corrida, o alemão viu o então líder do campeonato, Mitch Evans, abandonar com um pneu furado, António Félix da Costa travar o câmbio do carro na sexta marcha após tentar um bumpdraft na reta principal e Aaro Vainio ser punido por excesso de velocidade na Parabolica, na última volta.

Abt, de fato, venceu a primeira bateria daquele fim de semana, mas precisava repetir a dose na segunda se quisesse ficar com o título. Inacreditavelmente, o germânico fez uma ótima corrida e ultrapassou os sete carros à frente para assumir a ponta. Ele só não contava com ‘um certo cipriota’, Tio Ellinas, que conseguiu superá-lo na penúltima volta, dando assim o título a Evans por dois míseros pontos.

Ou seja, agora basta que Daly torça para o raio cair duas vezes no mesmo lugar e tomar cuidado com o desempenho de Ellinas para terminar o ano com o título.

Mas no caso do americano, ele tem duas vantagens com relação a Abt. Uma vitória e um segundo lugar lhe dão o título caso Facu Regalia não pontue. O argentino, por sua vez, corre o risco de não participar da prova por questões financeiras. Ele já disse que a equipe ART o está ajudando alargando o prazo para os pagamentos, mas ainda assim precisa de um investidor aparecer e garantir a presença nessa última corrida. Coisas improváveis podem acontecer para todos, não é mesmo?

Um comentário sobre “Papo de GP3

  1. Nenhum dos dois empolgam.
    Nem o Daly e principalmente o Regalia.

    Vou torcer para que nenhum dos dois leve o título.

    Korjus é bem mais ou menos também.

    Se for pelo talento/potencial,o Kvyat leva com méritos.

    E mesmo fora da disputa,minha torcida ainda será pelo “Tio Elias”.

    E o Abt devria ser proibido de aparecer em público depois dessa temporada absolutamente ridícula quem vem fazendo…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s