Ferrari is on fire

Antonio Fuoco mal saiu do kartismo e já foi campeão
Antonio Fuoco mal saiu do kartismo e já foi campeão

Com Fernando Alonso e Kimi Raikkonen confirmados para a temporada 2014 da F1, a Ferrari mais um vez vem mostrando que não dá muito espaço para jovens pilotos. Isso, entretanto, não quer dizer que o pessoal em Maranello não esteja comemorando os resultados alcançados pela Academia da Ferrari neste ano.

É verdade que Raffaele Marciello lidera a F3 Europeia, mas quem vem se destacando dentro do programa é Antonio Fuoco. Aos 17 anos de idade, o jovem italiano fez a transição do kartismo para os monopostos e, no último fim de semana, conquistou o título da F-Renault Alps, com direito a dois pódios em Ímola.

Ao todo, no ano, o garoto disputou 14 corridas no certame, venceu cinco e subiu ao pódio em outras cinco. Também conquistou cinco poles e ficou conhecido por se envolver em vários acidentes com Bruno Bonifácio, na época que os dois disputavam o título (mas foram menos de cinco batidas com o brasileiro).

O bom desempenho de Fuoco fez com que a Academia da Ferrari estabelecesse passos maiores para 2014. Mesmo tendo acabado de sair do kartismo, o italiano é cotado para substituir Marciello na F3 no ano que vem. Embora o garoto já tenha mostrado muito talento e rápida adaptação a um carro mais pesado, a pergunta que fica é se a Ferrari não está dando um passo maior que a perna nesse momento.

Vale lembrar que no caso de Marciello, o próprio piloto saiu da F-Abarth para a F3 Italiana em apenas um ano e sofreu para se adaptar. Ele esteve perto de ser degolado pela Academia, mas conquistou bons resultados na F3 Euro e acabou ganhando a confiança do time.

A torcida de Antonio Fuoco
A torcida de Antonio Fuoco

Só que a F-Abarth que Marciello enfrentou tinha um grid competitivo, com seis equipes diferentes vencendo em 14 etapas. A F-Renault Alps deste ano, por outro lado, foi inteiramente dominada pela Prema. A escuderia de Angelo Rosin também disputou 14 provas, venceu todas, largou na pole em 13 e marcou 13 voltas mais rápidas.

E é possível questionar se a Prema era realmente dominante ou se os demais adversários eram muito fracos. Basta ver que o sexto colocado no campeonato, Pierre Gasly, disputou apenas três das sete rodadas duplas (e Kevin Joerg e Egor Orudzhev, quarto e quinto respectivamente, não terminaram tão na frente do francês).

Por isso, o passo natural para Fuoco talvez fosse competir na F-Renault Eurocup, por onde costumam passar os jovens pilotos de programas como Red Bull, McLaren, Lotus e Caterham. Na verdade, o italiano até disputou a etapa de Spa-Francorchamps do certame continental, conquistando dois top-5 e largando na pole uma vez. Mas ainda assim é muito pouco, levando em conta que a Prema foi dominante naquele fim de semana.

O que pesa a favor da Academia da Ferrari na decisão de apressar a carreira do pupilo é toda a estrutura que Maranello tem a oferecer. Além da expertise por já ter passado por isso com Marciello, recursos não faltam para desenvolver o garoto.

Um comentário sobre “Ferrari is on fire

  1. Bruno foi prejudicado no começo do ano pela perda de 25 pontos por causa de uma batida de Nyck de Vries, dando a vitória nas mão do Fuoco
    sobre as batidas do Fuoco com o Bruno, três foram acidentes de corrida, em outras duas, apenas o Bruno foi punido com a perda de 5 posições na corrida de Misano! Em Monza, Fuoco fez uma manobra irregular, e não sofreu punições…estranho, pelo meu ponto de vista!
    Seria injusto? Alps Italia? Ferrar driver?
    enfim…parabens ao Fuoco, mas fica meu protesto pela organização ITALIANA do certame!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s