O primeiro ano de Pietro Fittipaldi na Europa

Pietro Fittipaldi venceu na estreia nos monopostos
Pietro Fittipaldi venceu na estreia nos monopostos

A primeira temporada de Pietro Fittipaldi nos monopostos chegou ao fim. No último fim de semana, o piloto brasileiro se despediu das competições no circuito de Silverstone na etapa derradeira da F-Renault Inglesa (antiga Barc). Ao mesmo tempo, o grid da F4 Inglesa – a outra categoria da qual o garoto participou – esteve em Donington Park, também para a encerrar 2013.

Desde que resolveu deixar a Nascar para tentar carreira na Europa, Pietro disputou 34 corridas ao todo. Foram 16 na F-Renault e 18 na F4. Nesta última, ele não competiu nas rodadas de Oulton Park e Donington por causa do conflito de agenda. Apesar disso, foi nela em que conquistou os melhores resultados do ano.

Não há dúvidas de que o ponto alto foi a vitória na primeira corrida da F4 em Brands Hatch. Naquele fim de semana, o piloto já tinha mostrado um bom ritmo desde os primeiros treinos e estava na terceira posição da corrida 1, quando os dois primeiros colocados tiveram um queda de desempenho. Assim, ele fez as ultrapassagens necessárias e recebeu a bandeira quadriculada na frente.

O triunfo não deixou de ser histórico. Além de ter repetido o avô Emerson, que havia vencido em Brands Hatch há 44 anos, essa foi a única vez na temporada que um piloto britânico não subiu no lugar mais alto do pódio da F4.

No resto, os resultados do garoto na categoria ficaram no mais ou menos. A vitória em Brands Hatch foi o único pódio na categoria e também o único top-5. O segundo melhor desempenho dele foi a sétima colocação na segunda bateria da etapa de setembro de Snetterton. Além disso, ele ainda chegou em oitavo em uma oportunidade (Brands Hatch), foi o nono duas vezes (Silverstone 1 e Snetterton 1) e completou em décimo em quatro oportunidades.

Como não disputou seis corridas por causa do calendário, Pietro foi o 15º colocado no campeonato, com 165 pontos. O compatriota Gustavo Lima foi o 14º, com 233. Já o campeão, Jake Hughes, somou 450. Colocando em perspectiva, Fittipaldi teve 9,9 como média de posição de chegada, sem contar as quatro provas em que abandonou. Ou seja, mostrou que tinha condições de andar no top-10, mas jamais se colocou em posição de aproveitar a regra do grid invertido (que mudava os oito primeiros) para tentar resultados melhores.

O brasileiro disputou todas as etapas da F-Renault Barc
O brasileiro disputou todas as etapas da F-Renault Barc

Já na F-Renault, o desempenho foi melhor. Na categoria que escolheu para defender em tempo integral, o brasileiro disputou 16 corridas e teve o quinto lugar em Snetterton, no mês de maio, como melhor resultado. O piloto ainda terminou quatro vezes na sexta colocação, duas em sétimo, uma em nono e teve quatro abandonos.

Mesmo sem ter vencido, o garoto encerrou o campeonato em oitavo, com 163 pontos, apenas três atrás do veterano Joe Ghanem, que não disputou a última etapa. Apontado como uma das promessas do automobilismo britânico, Sam MacLeod conquistou uma vitória, mas fechou o ano apenas seis pontos à frente, o que mostra que o desempenho do brasileiro foi de acordo com o que se espera para um novato.

Um último dado importante diz respeito aos abandonos. Das 34 corridas, o brasileiro deixou oito antes de receber a bandeira quadriculada. Apesar disso, a última vez que ele não conseguiu completar uma prova foi em 6 de julho, na etapa F-Renault em Croft. De lá para cá, ele disputou 14 corridas e terminou todas. Novamente, uma evolução esperada.

Para encerrar, talvez 2013 ainda não tenha terminado para Pietro. Como tanto a F-Renault quanto a F4 vão ter campeonatos de inverno, é capaz de ele voltar às pistas para essas corridas a mais. Aí vai dar para ver como ele está com relação aos adversários, até porque já vai ter um ano de experiência, e esses campeonatos costumam atrair diversos novatos.

Confira um breve resumo de Pietro Fittipaldi em 2013:

Corridas: 34
Vitórias: 1
Poles: 0
Pódios: 1
Top-5: 2
Top-10: 17
Abandonos: 8

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s