F1 2013 em Cingapura

Se você é de SP, sabe que esse é o verdadeiro circuito de rua de Cingapura
Se você é de SP, sabe que esse é o verdadeiro circuito de rua de Cingapura

A F1 entra na reta final de temporada 2013 neste fim de semana, em Cingapura, para a disputa da 13ª das 19 etapas previstas para o ano. É aquele momento do ano onde todo mundo torce para que Sebastian Vettel tenha algum problema mecânico e dê alguma chance aos demais adversários. Do contrário, o alemão se encaminha rapidamente para o tetracampeonato.

A favor do piloto da Red Bull pesa o fato de ele ter vencido as duas últimas edições da prova e ter chegado em segundo na outra. Por outro lado, se existe alguma corrida nessa perna asiática da F1 em que o germânico pode ter problemas é justamente em Cingapura.

As razões para isso são as mais óbvias. Por se tratar de um circuito de rua, o acaso sempre pode estar presente. Além do risco do piloto da Red Bull se acidentar – o que não é muito provável –, sempre existe a chance de o safety-car ter um papel importante nas estratégias que acontecem ao longo da prova. Assim, se o carro de segurança for acionado em momentos que não favoreçam o alemão, então poderemos ter algum resultado surpreendente.

Também é preciso levar em conta que existe a possibilidade de chuva para o momento da corrida. Pessoalmente, eu não acredito que teremos prova com pista molhada. Quer dizer, teremos, mas vai ser aquela chatice de fila indiana atrás do safety-car. Só que é nessas condições em que tudo pode acontecer.

A ironia de Cingapura também se aplica aí. Enquanto a pista de Marina Bay é capaz de reproduzir alguma das maiores zebras da temporada, ela também é bastante monótona caso nada de normal aconteça. Se o safety-car e a chuva não deram as caras, a corrida será obviamente decidida na largada e, como sempre, na economia dos pneus.

Por isso, mesmo com o bom retrospecto de Sebastian Vettel, a Mercedes pode aparecer como favorita neste fim de semana. Assim como aconteceu em Mônaco, o time alemão leva a vantagem de ter um carro voador nos treinos classificatórios, e o circuito urbano não desgastar tanto a borracha. Dessa forma, não é impossível que os dois carros prateados se coloquem na frente, impedindo o avanço rubro-taurino, mesmo que tenham um ritmo de prova mais lento.

Também vai ser interessante ver o desempenho da Ferrari neste fim de semana. Depois de subir duas vezes ao pódio, com Fernando Alonso, a equipe de Maranello volta a um circuito de alta downforce, ao contrário de Spa-Francorchamps e de Monza. E nesse tipo de pista o time italiano não foi bem. Ou seja, e nesta corrida que a escuderia vai precisar mostrar se continua na luta pelo título de 2013 ou se já podemos entregar a taça para Vettel.

Já Felipe Massa também está no centro das atenções, ainda mais para nós aqui no Brasil. Agora que o brasileiro já sabe que não vai continuar na Ferrari no ano que vem, ele tem a oportunidade de fazer uma corrida menos pressionado e mais solto. Como o engenheiro Rob Smedley também não deve continuar no time, então eles podem até mesmo apostar em alguma estratégia ou acerto diferenciado para tentar dar o pulo do gato e se despedirem de Maranello com um bom resultado.

A1 GP de Cingapura. (Também conhecido como Marussia)
A1 GP de Cingapura. (Também conhecido como Marussia)

Quem também pode renascer em Cingapura é a Lotus. A equipe inglesa sabidamente não tinha carro para andar bem na Bélgica e na Itália, embora os resultados obtidos nas últimas provas tenham sido piores do que o esperado. Apesar disso, nos circuitos que exigem maior downforce, Kimi Räikkönen e Romain Grosjean andaram bem, portanto eles devem voltar à briga.

O que pesa contra eles é o fato de a Lotus não ter dinheiro, e o carro a ser usado neste fim de semana não deve ter tantas novidades com relação ao da Hungria. Isto é, a conquista de um bom resultado vai depender do quanto Ferrari, Mercedes e Red Bull progrediram neste quesito desde então.

Embora a prova de Cingapura possa ser imprevisível, acredito que o resultado deste fim de semana não terá nada de anormal. Ainda assim, minha aposta furada é em vitória de Lewis Hamilton, com Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen no pódio. Qual é a sua? Deixe nos comentários!

Confira os horários do GP de Cingapura da F1:

Treino livre 1, sexta-feira, 7h
Treino livre 2, sexta-feira, 10h30
Treino livre 3, sábado, 7h
Treino classificatório, sábado, 10h
Corrida, domingo, 9h

5 comentários sobre “F1 2013 em Cingapura

  1. cingapura teoricamente favorece a mercedes mas o dominio do vettel no treino livre da a impressão que a red bull conseguiu uma vantaguem grande tambem nas pistas mais lentas,minha aposta é no grojean andando na frente do haikkonem porque saindo da equipe e da disputa do titulo não tem mais motivo para a lutus priorizar filandes pelo contrario deve dar vantaguen para quem fica como é normal na f1

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s