2014 já começou na Itália

Esteban Ocon foi o mais rápido entre os pilotos da Prema
Esteban Ocon foi o mais rápido entre os pilotos da Prema

Algumas das principais equipes do automobilismo europeu se reuniram nesta semana, em Ímola, na Itália, para os chamados Marzi Tests. Essas atividades acontecem ao longo da temporada e funcionam como um grande treino privado organizado por uma empresa – a Marzi Sport – que aluga uma pista e divide o custo entre as escuderias. Assim, como o gasto não é tão grande, até mesmo os times menores podem estar presentes.

Mesmo com a extensa adesão, o grande destaque dos treinos desta semana foi a presença da Prema, a principal equipe da F3 Europeia nos últimos anos. Só que ao invés de a escuderia dar mais tempo de pista aos titulares, ela levou quatro novos pilotos para o teste, já de olho na temporada 2014 do certame europeu.

Os novatos presentes foram Esteban Ocon (do programa de jovens pilotos da Lotus), Marvin Kirchhöfer (novo campeão da F3 Alemã), o brasileiro Bruno Bonifácio (que defende a Prema desde 2012) e Ed Jones.

No primeiro dia de treinos, na terça-feira, Ocon fez uso do carro usado por Raffaele Marciello na temporada regular e terminou como o mais rápido, ao marcar 1min39s344. Kirchhöfer, com o bólido de Eddie Cheever III, foi o segundo, 0s567 atrás do francês.

Bonifácio, no equipamento de Alex Lynn, foi o dono da terceira melhor marca, ao obter 1min40s239 no terceiro treino livre. O rendimento do brasileiro, aliás, foi bastante distinto ao longo do dia. Na segunda e na terceira sessão terminou colado em Kirchhöfer na luta pelo segundo lugar, mas acabou superado por Tom Blomqvist (da Eurointernational) no primeiro e no quarto treino.

Nesta quarta-feira, a atividade ganhou reforço de Nabil Jeffri, o piloto mais jovem a já ter pilotado um carro de F1. Também competindo pela Eurointernational, o malaio, que hoje já tem 19 anos de idade, testou com o carro usado na F3 Alemã, que tem algumas diferenças para o equipamento europeu, como o push-to-pass, e leva certa vantagem.

Nabil Jeffri foi o mais rápido com o carro da F3 Alemã
Nabil Jeffri foi o mais rápido com o carro da F3 Alemã

Por isso, Jeffri foi o mais rápido, ao obter 1min38s405, já no período da tarde. O malaio superou o companheiro de equipe, Tom Blomqvist, por 0s197, enquanto Ocon novamente foi o mais rápido entre os pilotos da Prema. Bonifácio, por sua vez, terminou as duas sessões do dia na sexta colocação, mas esteve próximo de Kirchhöfer em ambas as atividades.

Apesar do bom desempenho dos novatos, é difícil cravar algo para 2014 neste momento. Em primeiro lugar, não está certo quantas vagas a Prema terá no próximo ano. A equipe deve perder Marciello, já que a Academia da Ferrari planeja promovê-lo para a GP2 ou para World Series, mas Lynn, Lucas Auer e Cheever podem continuar no time para lutar pelo título do ano que vem.

Voltando um pouco ao que aconteceu em Ímola, diversos pilotos também participaram dos treinos com carros da F-Renault. Ainda que Hans Villemi, pela Prema, tenha ficado com o melhor tempo, destaque para Andrew Tang, que colocou o equipamento da Jenzer no segundo lugar. Também é interessante ver a presença de Javier Merlo na equipe suíça, já que ele estava disputando a F-Renault Eurocup pela MP e acabou trocando de time.

Por fim, é impressionante o número de pilotos russos na pista. Foram 11 dentre os 34 que testaram. Alguma dúvida sobre qual é o país do futuro no esporte a motor? O mais rápido desse verdadeiro exército foi Matevos Isaakyan, de apenas 15 anos de idade, que ficou com a sétima posição na estreia na F-Renault. Em 2013 ele disputa a F4 Francesa e é o quinto colocado no certame. Levando em conta que Sergey Sirotkin chegou à F1 com apenas 18 anos, talvez, no futuro, perceberemos que a maior estrela dos treinos na verdade foi o jovem russo.

Confira os tempos combinados dos testes em Ímola:

tabela Imola

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s