F1 2013 na Itália

Todos nós sabemos quem é o melhor piloto italiano da história...
Todos nós sabemos quem é o melhor piloto italiano da história…

Com a Red Bull já tendo definido Daniel Ricciardo como companheiro de Sebastian Vettel em 2014 e a Ferrari já afirmado que não vai anunciar nada neste fim de semana, a F1 chega a Monza, para a disputa do GP da Itália, com o foco onde realmente importa: na pista.

Com as especulações deixadas em um segundo plano neste fim de semana, todas as atenções se voltam para Sebastian Vettel na luta pelo tetracampeonato consecutivo. Depois de dominar o GP da Bélgica, o alemão mais uma vez é favorito à vitória em Monza, já que os carros rubro-taurinos têm dominado os circuitos de baixa downforce. Foi assim no Canadá e foi assim na Bélgica.

Curiosamente, o pódio das etapas de Montreal e de Spa-Francorchamps foi exatamente o mesmo. Além de Vettel no degrau mais alto, Fernando Alonso e Lewis Hamilton também estiveram presentes na festa do champanhe.

A tendência é que isso se repita na Itália. Mais uma vez, Vettel deve ter a Mercedes como principal adversária no treino classificatório, enquanto a Ferrari conseguirá tirar a diferença no ritmo de corrida, embora não tenha desempenho suficiente para fazer frente aos rubro-taurinos. Com isso, Alonso mais uma vez parece estar relegado a ser ‘o melhor do resto’.

O que pode mudar um pouco essa história é que a pista de Monza dá margens a mais acidentes que a de Spa-Francorchamps. Não são raros os enroscos na primeira chicane, logo na largada, nem em disputas por posição no meio da pista, basta lembrar a punição aplicada a Vettel, no ano passado, quando lutava para ultrapassar o espanhol.

A1 GP da Itália
A1 GP da Itália (mas até parece o carro da Benetton, não?)

Outro fator importante em Monza é o vácuo. Ainda falando em 2012, a Ferrari espertamente colocou Alonso e Felipe Massa para trabalharem juntos na classificação, para que o espanhol se beneficiasse do vácuo criado pelo brasileiro. A tática quase deu certo, mas o bicampeão acabou tendo um problema mecânico no Q3 e ficou de fora da disputa decisiva. Dessa vez, não será surpresa se outras equipes resolverem copiar a estratégia para tentar superar o domínio da Mercedes aos sábados.

Como já falei de Massa, também vale ficar de olho no desempenho do brasileiro. Na louca temporada de boatos de 2013, a imprensa inglesa já disse que o GP da Itália é o prazo final para o piloto mostrar que tem condições de continuar no time no ano que vem. Por isso, ele chega à 12ª etapa do atual campeonato com a necessidade de andar bem.

Situação parecida vive Daniel Ricciardo. Embora o australiano já tenha o futuro garantido na F1, a lembrança do que aconteceu com Sergio Pérez, em 2012, quando não conseguiu mais pontuar depois que foi confirmado pela McLaren está bem presente. E ninguém quer ser o novo mexicano nesse quesito.

Por fim, chegamos à Lotus. A equipe mais uma vez só será fator no GP da Itália caso consiga fazer o DRS passivo funcionar. Na Bélgica, mais uma vez não deu certo, e a tendência é que continue assim neste fim de semana. Com isso, Kimi Raikkonen, vai ficando cada vez mais longe na luta pelo título.

Um último fator importante para a corrida de domingo será os pneus. No ano passado, Sergio Pérez foi o grande destaque da corrida ao largar com o composto duro e fazer uma única parada. Essa pode ser a chave de um bom resultado neste fim de semana para quem não chegar ao Q3.

Assim, meu palpite furado para a corrida será vitória de Sebastian Vettel, com Fernando Alonso e Lewis Hamilton no pódio. Sem nenhuma surpresa, o mesmo resultado do Canadá e da Bélgica. E qual é a sua aposta? Deixe nos comentários!

Confira os horários do GP da Itália de F1:

Treino livre 1, sexta-feira, 5h
Treino livre 2, sexta-feira , 9h
Treino livre 3, sábado, 6h
Treino classificatório, sábado, 9h
Corrida, domingo, 9h

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s