Daniel Ricciardo na Red Bull

Daniel Ricciardo é o novo piloto da Red Bull
Daniel Ricciardo é o novo piloto da Red Bull

A Red Bull terminou com o mistério e anunciou nesta segunda-feira, dia 2, que Daniel Ricciardo será companheiro de Sebastian Vettel a partir de 2014. A equipe austríaca, assim, esnobou campeões como Kimi Raikkonen e Fernando Alonso para dar uma chance a uma cria da casa. O acordo é válido por três anos.

Há alguns pontos interessantes na negociação. O primeiro, claro, é a duração do contrato. Quando a Red Bull decidiu que Ricciardo ficará até 2016 não é por acaso. Todo mundo na equipe já tentou antever o que vai acontecer no mundial e, principalmente, no mercado de pilotos nos próximos três anos.

Como Vettel recentemente renovou o vínculo com o time até 2015, a permanência de Ricciardo até o ano seguinte já é uma indicação de que o alemão não deve continuar depois disso. Afinal, quando chegar a hora de o germânico mudar de equipe, precisar trocar os dois pilotos é a última preocupação que a Red Bull quer ter. Substituir o por enquanto tricampeão já vai ser um problema e tanto.

Eventualmente, com Ricciardo no último ano de contrato, se a Red Bull entender que também precisa substituí-lo, então terá flexibilidade o suficiente e poderá liberar o piloto. Do contrário, ele já está amarrado ao time até 2016.

O segundo ponto importante foi o anúncio da permanência de Jean-Éric Vergne na Toro Rosso. Com Ricciardo e Vettel presos ao menos até o fim de 2015 na escuderia principal, isso significa que o francês só vai ter alguma chance de promoção quando completar quatro temporadas no time italiano.

Com António Félix da Costa, Carlos Sainz Jr e Daniil Kvyat batendo na porta da Toro Rosso nos próximos anos, é muito provável que ele não consiga completar esses quatro anos. Vergne, portanto, está, usando um chavão, entre a cruz e a espada.

Se ele conseguir mostrar que é um piloto reconhecidamente vencedor, então poderá entrar como eventual candidato a substituto de Vettel. A favor do francês, pesa o fato de que, mesmo mais inexperiente, ele superou Ricciardo nos dois anos em que foram companheiros da Toro Rosso (além da época na World Series by Renault).

E isso abre uma nova questão. Por que a Red Bull preferiu o australiano, se ele perdeu o confronto direto com o companheiro de equipe? A melhor resposta é que os austríacos não o veem como uma ameaça a Vettel, enquanto é completamente capaz de somar pontos importantes – como vem mostrando ao chegar ao Q3 constantemente –, ajudando a conquistar o Mundial dos Construtores.

Com isso, ou Vergne poder de fato um dia vir a ser o substituto real de Vettel, ou então já seria bom ele começar a olhar categorias longe da F1.

Anúncios

4 comentários sobre “Daniel Ricciardo na Red Bull

  1. Penso que o Vergné pode ter é sorte na Toro Rosso, a partir do momento a equipe vai contar com os motores Renault, e o carro pode melhorar o desempenho, quem sabe disputando constantemente o Q3 e competindo com as equipes como Lotus e Mercedes-Benz, não duvidaria nada, e se ele conseguir mostrar resultado poderá convencer tanto a Red Bull como a Renault, e o segundo pode tentar levá-lo pra a Lotus por exemplo, é uma possibilidade, ele pode ter a chance de substituir o Vettel ou então ir pra a lendária Lotus.

    Curtir

  2. Eu vejo o Vergne com futuro na categoria fora da Toro Rosso se ele confirmar seu potencial nos proximos anos. Na dança das cadeiras de Lotus, Mercedez, Ferrari, Force India,e até Sauber pode aparecer um cockpit pra ele.

    Curtir

  3. A permanência do Vergne deve-se a aposta em Ricciardo. Caso o australiano vá mal na Red Bull, a equipe tem um substituto imediato e com alguma experiência.
    O fato de a equipe ter preterido o Buemi (piloto reserva da Red Bull) indica que o suíço é carta fora do braralho.

    Curtir

  4. E quanto ao boato do Nasr na Toro Rosso , algum fundo de verdade ? Acho que felix da Costa é o favorito a essa vaga enquanto Sainz Jr e Kvyat tem tidos desempenhos fracos para pensar em entrar na F1.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s