Guimarães x Raucci

Bruno Etman venceu por apenas 0s167
Bruno Etman venceu por apenas 0s167

Após um mês sem corridas, a F3 Sudamericana voltou às pistas neste fim de semana, em Curitiba. Pela segunda etapa consecutiva, a categoria conseguiu colocar dois dígitos de carros no grid, embora dessa vez a presença de veteranos como Leonardo de Souza e Lucílio Baumer tenha sido necessária para aumentar o número de competidores.

Mas a matemática nesse caso é simples. Mais carros significa mais emoção nas provas. E isso aconteceu na primeira corrida do fim de semana, quando o argentino Bruno Etman, que compete na divisão Light, conquistou a vitória na geral ao superar Raphael Raucci por apenas 0s167.

Favorito à vitória, Felipe Guimarães abandonou logo na primeira volta por causa de um acidente com Higor Hoffmann. Depois, no domingo, o piloto radicado em Brasília conseguiu se recuperar e venceu pela sétima vez em 2013.

Devido ao terceiro abandono no ano, Guimarães viu Raucci disparar na liderança da tabela de pontos. O paulista agora soma 157 pontos, 17 a mais que o adversário. E acompanhar a perseguição do piloto da Hitech ao rival é a grande diversão dessa temporada 2013 da categoria.

Não há dúvidas de que Guimarães é o piloto mais rápido do grid, mas a – novamente – falta de confiabilidade do equipamento da Hitech pode custar o título. Você pode até argumentar que o problema na corrida 1 em Curitiba foi o acidente e não uma quebra. Entretanto, uma falha eletrônica no carro de número 66 obrigou Felipe a não participar do treino classificatório e a largar do fim do grid. Ou seja, se não fosse a nova falha, ele teria saído na frente e possivelmente escaparia ileso da primeira curva.

Felipe Guimarães venceu pela sétima vez em 2013
Felipe Guimarães venceu pela sétima vez em 2013

Só que se as quebras de Guimarães têm beneficiado Raucci na pontuação, o mesmo não pode ser dito do desempenho do piloto. Das três vezes que o adversário abandonou, essa foi a segunda em que Raphael não conseguiu conquistar a vitória na classificação geral (em Brasília já havia perdido para Gustavo Lima).

E isso é um problema para o piloto da RR, já que mesmo que eventualmente ele termine com o título no fim do ano, o desempenho pode ser colocado em xeque pela dificuldade de superar pilotos da Light – com equipamento mais defasado – e competidores com menos experiência.

Por outro lado, quem mostrou alguma evolução em Curitiba foi Artur Fortunato, de 15 anos de idade. O piloto da Cesário terminou com dois pódios na classificação geral – foi o terceiro em ambas as corridas – e conquistou a vitória na categoria Light na segunda bateria. Mais importante que isso, ele foi competitivo contra pilotos com a mesma experiência nos monopostos e jamais foi incomodado pelo veterano Elias Azevedo.

A F3 agora faz mais uma pausa, e eu não faço a menor ideia quando ela volta a correr. A próxima etapa estava originalmente marcada para Brasília nos dias 28 e 29 de setembro, mas os problemas no autódromo da capital podem forçar uma mudança na data. Assim, talvez ela seja realizada em Tarumã, em 26 e 27 de outubro.

O grande destaque até lá, claro, continuará sendo a batalha de Felipe Guimarães para terminar as corridas. Para que ele consiga retomar a liderança do campeonato, precisa vencer as próximas quatro provas, caso Raucci termine em segundo em todas.

Um comentário sobre “Guimarães x Raucci

  1. Caro Giacomelli,
    A pontuação das categorias é distinta, o que importa é chegar em primeiro na sua categoria. Na prova de Brasília o Raphael era 0,5s por volta mais rápido que o Gustavo Lima, mas a corrida acabou com a intervenção do carro de segurança.
    A propósito, o Raphael está no seu segundo ano em monoposto e no primeiro com o carro da classe principal, nossa equipe tem 1 ano de vida, temos muito o que aprender.
    Obrigado pela sua cobertura.
    Rogério Raucci – RR Racing Team

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s