F1 2013 na Bélgica

Bertrand Baguette faz parte da ótima nova geração belga ao lado de Eden Hazard, Romelu Lukaku, entre outros
Bertrand Baguette faz parte da ótima nova geração belga ao lado de Eden Hazard, Romelu Lukaku, entre outros

Depois de um longo e tenebroso inverno das férias verão – por mais contraditório que isso possa parecer – a F1 está de volta. A principal categoria do automobilismo mundial disputa neste fim de semana o GP da Bélgica, na tradicional pista de Spa-Francorchamps, a 11ª etapa da temporada 2013.

E, no momento, o assunto mais importante em Spa está fora das pistas, não dentro dela. É que o jornal alemão ‘Bild’ disse que a Red Bull vai anunciar Daniel Ricciardo como substituto de Mark Webber neste fim de semana. Como o empresário de Kimi Räikkönen já afirmou que as negociações com a escuderia taurina não evoluíram, tudo indica que esse rumor é verdade.

Mas o finlandês não terá muito tempo para chorar a oportunidade perdida, na verdade. É que ele é especialista em Spa-Francorchamps, tendo vencido quatro das últimas seis corridas que disputou no local. Por isso, teoricamente essa é a melhor chance que o piloto tem para conquistar a segunda vitória do ano e tentar se aproximar de Sebastian Vettel na luta pelo título.

Entretanto, isso é na teoria. Para terminar na frente, Räikkönen vai precisar contar com toda a força do carro da Lotus, que não vem andando bem nas pistas de alta em 2013. O grande trunfo da escuderia para mudar esse retrospecto é conseguir fazer a asa móvel passiva (Double DRS) funcionar – algo que eles vêm tentando a mais de um ano.

Com o artifício, Kimi e Romain Grosjean devem ser candidatos à vitória. Do contrário, a Red Bull provavelmente tenha um fim de semana imbatível, com a Mercedes mais uma vez precisando fazer os pneus sobreviver para conseguir um bom resultado. De qualquer forma, a equipe alemã venceu três das últimas cinco etapas e não deve ser descartada.

Falando agora do outro piloto envolvido nas especulações, caso Daniel Ricciardo seja confirmado na Red Bull, será interessante ver se o australiano não vai repetir o chamado ‘efeito Sergio Pérez’. Ou seja, repetir o desempenho do mexicano, que sequer pontuou em 2012 depois que foi confirmado como substituto de Lewis Hamilton na McLaren.

Ainda ali no grupo das equipes médias, o GP da Bélgica pode provocar uma mudança na… antepenúltima posição na classificação do Mundial. Enquanto a Williams veio evoluindo nas últimas corridas – ainda que devagar – a Sauber terá problemas nas próximas duas etapas, já que são pistas que exigem demais dos pneus traseiros do carro, a maior dificuldade do time neste ano (além da crise financeira, claro).

A1 GP da Bélgica ou quase
A1 GP da Bélgica ou quase

Outra coisa é importante lembrarmos que estamos falando de Spa-Francorchamps, então sempre existe a possibilidade de chuva. Na verdade, a previsão indica água no sábado e no domingo, embora ainda não detalhe se os treinos e a corrida vão acontecer com pista molhada. Caso isso aconteça, a tendência é que o grid se embaralhe – lembre-se do terceiro lugar de Valtteri Bottas no Canadá – mas não deve mudar a ordem de forças da F1.

Com a pista molhada, a maior beneficiada é a Mercedes, que passa a não ter as dificuldades com o pneu. Quem pode aparecer na frente nessas condições é a McLaren, já que Jenson Button e Sergio Pérez são conhecidos pela sensibilidade de saber qual pneu usar no momento em que as condições do asfalto não estão claras entre pista seca, intermediária e molhada.

Dito isso, meu palpite furado para este fim de semana é vitória de Sebastian Vettel, com Lewis Hamilton e Mark Webber no pódio. E qual é o seu? Deixe nos comentários!

Confira os horários da programação do GP da Bélgica:

Treino livre 1, sexta-feira, 5h
Treino livre 2, sexta-feira, 9h
Treino livre 3, sábado, 6h
Treino classificatório, sábado, 9h
Corrida, domingo, 9h

5 comentários sobre “F1 2013 na Bélgica

  1. De fato, um texto com o título F1 2013 na Bélgica, falando sobre…..F1 2013 na Bélgica e você mostra fotos “referências belgas” em outras categorias…..Precisa mesmo de liberdade artística para justificar. Enfim, o blog é seu. Mas,vou tomar a “liberdade’ de responder as perguntas. O que tem a foto do Bertrand com o texto sobre F1 Spa 2013 ? Nada. Liberdade artística do autor. E a segunda foto? Nada também.Idem.Mas não esquenta com a minha falta de capacidade de entender “a brincadeira do blog”. Afinal de contas, ninguém sabe que o Bertrand é belga. Leio há muito tempo seus posts e sempre gostei. Mas confesso que os últimos estão perdendo em conteúdo. Daí a minha crítica a esse último.

    Curtir

    1. As duas fotos são de referências Belgas. A primeira, o piloto belga Bertrand Baguette. Na segunda, o carro da equipe belga Anderlecht na F-Superliga.
      Acho que você não entendeu a brincadeira do blog.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s