Amadurecimento

Pipo Derani fez uma corrida sem erros em Nurburgring
Pipo Derani fez uma corrida sem erros em Nurburgring

Pipo Derani conquistou neste sábado, dia 17, o melhor resultado da carreira na F3 Europeia. Depois de largar na terceira colocação, o brasileiro herdou uma posição logo no começo devido ao problema no carro de Felix Rosenqvist e depois conseguiu segurar a pressão do veterano Alexander Sims – mesmo após uma intervenção do safety-car – para cruzar a linha de chegada em segundo.

Para um piloto que já está no quarto na F3, é esse tipo de resultado que esperamos ver do brasileiro. Claro que não é possível brigar por um lugar no pódio em todas as corridas, mas Pipo vem tendo um fim de semana bastante sólido em Nurburgring. Na primeira corrida do fim de semana, terminou com a sexta posição e agora vai largar em quinto neste domingo.

Esses resultados vêm comprovando a evolução de Pipo nos últimos anos. E isso é importante para o brasileiro, que conseguiu se tornar competitivo com relação aos principais jovens pilotos da atualidade, mesmo após ter enfrentado percalços na carreira como ter feito a transição para a F3 Alemã muito cedo, em 2010, e entrado na Double R, no ano seguinte, em um momento de decadência, com a venda da equipe de Steven Robertson para Anthony Hieatt.

Dessa forma, foi quando ele chegou em uma equipe estável como a Fortec, na temporada passada, que os resultados começaram a aparecer. Em 2012, foram duas vitórias na F3 Inglesa, enquanto, no atual campeonato, o brasileiro pontuou em seis das últimas sete corridas, sendo três vezes entre os seis primeiros. O que não deixa de ser algo positivo levando em conta a competitividade do grid da categoria europeia.

Para o futuro, é importante o brasileiro conseguir focar em duas coisas. A primeira, obviamente, é manter o bom momento até o fim da temporada da F3. Para isso, é desnecessário dizer que a ideia é marcar pontos constantemente, além de continuar superando o companheiro de equipe, Felix Serralles.

Depois, fazer a transição para a próxima fase da carreira da melhor forma possível. Com quatro temporadas na F3, já está na hora de Derani olhar para outros campeonatos. Para isso, ele nem precisa sair da Fortec. A equipe inglesa já afirmou que planeja contar com o brasileiro no ano que vem, seja na World Series by Renault – onde é a atual campeã – ou na AutoGP, em que planeja estrear em 2014.

A equipe também já disse que Pipo deve testar carros da Indy e da Indy Lights durante o inverno americano, de olho em seguir carreira nos Estados Unidos. Mas aí talvez já seja um passo grande demais para ser dado neste momento.

2 comentários sobre “Amadurecimento

  1. Realmente, quem diria que o Derani iria conseguir superar o Serrales, e a Fortec evoluiu muito depois que diminuiu o número de carros preparados, a atenção que ela está dando aos pilotos parece estar refletindo muito bem na pista.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s