O sonho americano de Alx Danielsson

Alx Danielsson parece já estar adaptado aos EUA
Alx Danielsson parece já estar adaptado aos EUA

A vida de Robin Frijns não anda fácil. Atual campeão da World Series by Renault, o holandês vai ficando cada vez mais distante de uma vaga de titular na F1. Depois de acertar com a Sauber para o cargo de reserva em 2013, o piloto viu a aproximação da equipe suíça com empresas russas e sabe que isso pode custar qualquer chance de permanecer no certame.

Talvez já esteja chegando a hora de Frijns cogitar dar outro rumo à carreira, ao invés de ficar esperando uma chance na principal categoria do automobilismo mundial. Ele só não precisa exagerar e seguir os passos de outro campeão da World Series by Renault. Falo de Alx Danielsson, o sueco ganhador do certame em 2006 e que ninguém lembra que existe.

Desde que derrotou nomes como Pastor Maldonado e Davide Valsecchi, há sete anos, Danielsson fez de tudo para permanecer no automobilismo. Primeiro disputou a F3000 Europeia (hoje conhecida como Auto GP) e depois resolveu competir em carros de turismo na Escandinávia. Entretanto, para 2013, ele tinha planos mais ambiciosos.

Fascinado com o automobilismo dos Estados Unidos, o sueco colocou na cabeça que o próximo passo da carreira é a Nascar. Para isso, ele largou uma promissora carreira nos campeonatos de turismo do norte da Europa para tentar se aventurar do outro lado do Atlântico.

Nos EUA, o sueco se afiliou à equipe do ex-piloto da Nascar Derrike Cope, para quem participou de uma série de testes desde o fim do ano passado. O objetivo era estrear na Nascar East na atual temporada e, a partir daí, seguir o caminho natural de quem quer um dia atingir a Sprint Cup.

Não sei o que dizer
Não sei o que dizer

O problema é que as coisas não aconteceram como foram planejadas. Logo na abertura da temporada da Nascar East, em Bristol, o piloto fez uma tomada de tempo muito ruim e não conseguiu se classificar para a prova. Parecia o fim do sonho americano do sucessor de Robert Kubica. Mas apenas parecia.

É que Danielsson está de volta à Nascar neste fim de semana. Após o revés no início da temporada, o piloto conseguiu reunir o orçamento necessário para participar da etapa de Mid-Ohio da Nationwide, onde vai dividir as pistas com outros nomes famosos do automobilismo europeu, como Nelsinho Piquet e Max Papis.

Afinal, para que seguir carreira da Nascar East até a categoria principal se você pode começar logo na Nationwide?

Obviamente, a grande chance de o sueco ir bem neste fim de semana é aproveitar estar pilotando em um circuito misto para compensar a defasagem do carro da pequena equipe de Derrike Cope e da falta de experiência na categoria.

A julgar pelo desempenho nesta quinta-feira, ao menos Danielsson pode ficar otimista de conseguir participar da prova. No primeiro treino livre, o piloto ficou com a 28ª posição entre os 34 que completaram volta. Na sessão seguinte, o desempenho do piloto melhorou. Embora tenha caído para a 29ª posição, dessa vez 41 carros foram à pista, e o tempo do sueco foi apenas 0s3 mais lento que o do ex-piloto da Sprint Cup Reed Sorenson.

Depois de tudo isso, sinceramente eu não sei como essas notícias bizarras ainda me surpreendem.

3 comentários sobre “O sonho americano de Alx Danielsson

      1. Sim, vencer um campeonato como a WSR e Gp2 é sempre um grande mérito, indiscutível.

        Mas o ponto é os dois, Maldonado e Valsechi, são caras que passaram tempo demais em categorias de base e não inspiram lá muita admiração em ninguém.

        Com metade do dinheiro investido no Maldonado, muitos pilotos teriam ganho WSR/Gp2 em menos da metade do tempo, por exemplo.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s