Big-Ohio

Apear da vitória de Kimball, esse foi o momento chave da corrida, com Helio segurando Dixon
Apear da vitória de Kimball, esse foi o momento chave da corrida, com Helio segurando Dixon

Após a prova da Indy em Mid-Ohio, vi algumas análises dizendo que Helio Castroneves não conquistou um bom resultado. Lutando pelo título da temporada 2013, o brasileiro se classificou apenas nas 15ª posição, mas acabou ganhando um posto no grid de largada devido a uma punição imposta a Tristan Vautier. No fim da corrida, o piloto da Penske ainda chegou em sexto.

É verdade que para quem está brigando pelo título, nós esperamos vê-lo lutando pela vitória em todas as etapas. Entretanto, isso não esconde o fato de que Helio conquistou neste fim de semana um resultado importantíssimo ao segurar Scott Dixon, o rival na luta pela taça, nas voltas finais.

Levando em conta que Castroneves sequer havia terminado no top-15 nas duas últimas edições da prova de Mid-Ohio, enquanto Dixon havia vencido três das últimas quatro corrida por lá, ver a vantagem no campeonato cair de 29 – como estava antes deste fim de semana –para 12 ou 14 pontos ainda seria um bom negócio para o brasileiro.

Digo isso por causa do sistema de pontuação torto da Indy. Sem contar os bônus, caso Dixon vença uma prova e Helio termine em terceiro, a diferença entre ambos cai em 15 pontos. Com o brasileiro em quinto, são 20 pontos a menos. Mas veja o que acontece se o neozelandês for o terceiro colocado. Para tirar os mesmos 15 pontos, Helio precisará ser o décimo. Para cortar os 20 pontos, o brasileiro então não poderá ir além da 15ª colocação.

É por isso que o resultado em Mid-Ohio foi tão importante. Como Dixon é um exímio especialista nesta pista, era a chance de vencer para definitivamente colar no adversário no campeonato. Uma vez que Helio terminou na frente, além de ter estendido ainda mais a vantagem – para 31 pontos –, acabou bloqueando a melhor tentativa de reação do neozelandês.

Assim, também é possível dizer que Helio tem um aliado importantíssimo na luta pelo título, o companheiro de equipe, Will Power. Como vencer corridas é fundamental para Dixon neste momento, toda vez que o australiano terminar na frente, então o piloto da Ganassi terá um prejuízo enorme nos pontos.

Vale lembrar que a Penske ganhou a prova de Sonoma do ano passado e dominou a de Baltimore – os dois próximos eventos – até que Will Power acabou ultrapassado por Ryan Hunter-Reay. Dixon, por sua vez, foi apenas 13º na Califórnia, enquanto terminou em quinto no circuito de rua. Portanto, Helio terá boas chances de aumentar ainda mais a diferença na liderança do campeonato.

Nesse cenário, até mesmo o próprio Hunter-Reay e Marco Andretti, com chances remotíssimas de título, podem ajudar Castroneves caso vençam e conquistem pódios nas corridas finais.

Claro que isso não tira a necessidade de o piloto da Penske manter a consistência que vem mostrando até agora. Porém, estatisticamente é mais fácil para Helio continuar chegando ali no top-10 em todas as etapas que Dixon vencer todas as provas até o fim do campeonato.

4 comentários sobre “Big-Ohio

  1. Perfeito. Eu creio que a rodada dupla de Baltimore vai definir muita coisa. Se Helio tem um mal desempenho na primeira corrida, por exemplo, automaticamente compromete a segunda, o que traria um grande prejuízo. Além do que, Scott começou essa arrancada para o título, na última rodada dupla.

    Curtir

  2. Análise correta. A regularidade do Helio tem sido sua principal marca nesta temporada, sendo inclusive o único piloto a cumprir 100% das voltas programadas até aqui. Mas a Honda conseguiu ganhar potência sem comprometer o consumo, de modo que teremos certamente um final de temporada muito disputado.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s