F1 2013 na Hungria

Zsolt Baumgartner é o melhor piloto húngaro que já passou pela F1
Zsolt Baumgartner é o melhor piloto húngaro que já passou pela F1

Um dos problemas da F1 sempre foi o alto custo de operação. Pois bem, isso não deveria ser uma dificuldade neste fim de semana em Hungaroring. Como todo mundo sabe, o traçado húngaro é um dos mais travados da catagoria, daí os promotores da prova poderiam economizar alguns trocados se colocassem as câmeras de televisão apenas da reta principal até a segunda curva, pois é lá onde acontecem as únicas ultrapassagens.

O resto do circuito poderia ser filmado apenas por câmeras on-board e helicóptero, o que já representaria um corte de custos significativo.

Ok, brincadeira à parte, o GP da Hungria é, sim, um dos mais aguardados da temporada da F1. O motivo, no entanto, não são as disputas nas pistas. É que pilotos, equipes e todo mundo cujo trabalho está ligado à principal categoria do mundo não vê a hora de começar as férias de verão. Afinal, a partir de segunda-feira, as fábricas serão obrigadas a ficar fechadas por três semanas, época em que todos aproveitam para viajar.

Enquanto as férias ainda não chegam, o jeito é assistirmos ao aprazível GP da Hungria, onde não há ultrapassagens, mas sempre é capaz de proporcionar alguns resultados bizarros. Para isso, basta lembrarmos que foi no traçado próximo a Budapeste que Fernando Alonso, em 2003, conquistou a primeira vitória na F1, ainda de Renault, e Jenson Button repetiu a façanha três anos depois, correndo pela Honda. Por fim, Heikki Kovalainen levou o GP de 2008 para casa, no único triunfo na categoria.

Por outro lado, Sebastian Vettel jamais venceu na Hungria. Para que o alemão consiga quebrar essa escrita, ele terá dois grandes adversários neste fim de semana. O primeiro é a Mercedes, que sempre se classifica muito bem, algo fundamental na Hungria, e o outro é a Lotus, cujo carro praticamente não desgasta os pneus e tem um desempenho muito bom nas temperaturas elevadas. E neste fim de semana a expectativa é que os termômetros cheguem a 40ºC.

Bom, esse não deixa de ser quase um A1 GP da Hungria...
Bom, esse é o que de mais próximo já existiu de um A1 GP da Hungria…

Nas equipes menores, as férias de verão devem significar o fim da temporada 2013 para muitas delas. Como a F1 terá uma mudança drástica no regulamento para o próximo ano, quem não tiver mais grandes ambições neste momento no campeonato deverá passar a focar no desenvolvimento do carro de 2014. Na prática, estamos falando de McLaren, Williams, Sauber, as duas nanicas e provavelmente a Toro Rosso.

Ainda sobre a equipe italiana, Daniel Ricciardo é quem carregará os holofotes neste fim de semana. Cotado para substituir Mark Webber na Red Bull, o piloto, se não precisa impressionar os chefões do time, ao menos não pode ter uma etapa apagada, marcada por erros e sendo superado por Jean-Éric Vergne. Do contrário, o futuro para 2014 não parecerá mais tão brilhante.

Outro que também chega à Hungria pressionado é Felipe Massa. Com a sequência de acidentes nas últimas etapas, o brasileiro precisa mostrar mais do que nunca que a má fase é coisa do passado e que está pronto para voltar ao bom desempenho do início da temporada. Não sei se o traçado travado de Hungaroring é o melhor local para isso, mas não que o piloto tenha muitas opções.

Dito isso, meu palpite furado para este fim de semana é a primeira vitória de Lewis Hamilton pela Mercedes (lembra os resultados bizarros?), com os dois carros da Lotus, de Kimi e Grosjean, no pódio. Sim, o mesmo pódio do ano passado. E qual a sua aposta? Deixe nos comentários abaixo!

Confira a programação do GP da Hungria:

Treino livre 1, sexta-feira, 5h
Treino livre 2, sexta-feira, 9h
Treino livre 3, sábado, 6h
Treino Classificatório, sábado, 9h
Corrida, domingo, 9h

3 comentários sobre “F1 2013 na Hungria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s