O hino nacional tocou neste fim de semana em Toronto
O hino nacional tocou neste fim de semana em Toronto

Helio Castroneves não foi o único brasileiro que teve motivos para comemorar após a etapa da Indy em Toronto. Enquanto o piloto da Penske segue líder do campeonato e vai se aproximando do primeiro título da carreira, na USF2000, o primeiro passo do programa Road to Indy, outro piloto do país saiu da etapa canadense em alta.

Competindo pela equipe Belardi, Danilo Estrela conquistou a primeira vitória na categoria, neste domingo, na segunda bateria disputada nas ruas do Canadá. Para terminar na frente, o brasileiro largou na segunda colocação, mas acabou perdendo uma posição logo no começo. Apesar disso, contando com um carro bem ajustado, o goiano acelerou forte e conseguiu assumir a ponta na volta 17 ao superar Neil Alberico, vencedor da corrida do sábado.

A partir daí, Estrela apenas precisou administrar a vantagem nas quatro voltas restantes para receber a bandeira quadriculada com uma vantagem de 1s1 para o líder do campeonato, Scott Hargrove.

Além de ter sido o primeiro triunfo de Estrela no campeonato, essa também foi a primeira vitória de um piloto do Brasil no certame desde que ele foi recriado, em 2010. Vinícius Perdigão, em 2011, chegou a ganhar uma das corridas em Sebring, mas era válida pelo torneio de inverno, e apenas seis competidores estiveram presentes naquela prova.

Com o resultado de Toronto, Danilo subiu para a segunda colocação do campeonato, com 136 pontos. Hargrove segue na ponta com 173. Ainda há tempo para o piloto de Goiânia tentar brigar pela taça, já que metade do campeonato falta ser disputada.

O brasileiro, no carro vermelho, largou na segunda posição
O brasileiro, no carro vermelho, largou na segunda posição

Entretanto, mesmo que Estrela não consiga alcançar o adversário, ele já tem motivos para comemorar. Nesta temporada de estreia na USF2000, o brasileiro vem sendo um dos pilotos mais consistentes do grid. Mesmo com o carro da Belardi sendo reconhecidamente inferior aos da Cape Motorsport (de Hargrove e Alberico), Danilo terminou todas as corridas entre os quatro primeiros, menos a primeira bateria em São Petersburgo, quando se envolveu em um acidente, mas marcou a melhor volta da prova.

É claro que ainda é cedo para falar qualquer coisa, mas Estrela pode ser aquele primeiro sinal de renovação dos pilotos brasileiros na Indy, até porque Tony Kanaan e Castroneves não vão ficar no campeonato para sempre. E há bons motivos para o piloto goiano confiar nisso. É que antes de se mudar para os Estados Unidos, ele disputou três etapas da extinta F-Palmer Audi, em 2009.

Naquele grid estavam Tristan Vautier, que terminaria o ano em quarto, e Josef Newgarden. Coincidentemente, são os dois últimos campeões da Indy Lights e que hoje já estão tendo a oportunidade de mostrar serviço na categoria principal.

Além de Estrela, outros pilotos brasileiros estiveram neste fim de semana em Toronto. Ainda na USF2000, Felipe Donato terminou a corrida deste domingo em sétimo, enquanto Arthur Oliveira abandonou após terminar em 14º no sábado.

Já a Pro Mazda teve a estreia de Nicolas Costa, atual campeão da F-Abarth e primeiro vencedor da F-Futuro. O carioca não fez feio e terminou com a terceira colocação no sábado, superando o companheiro de equipe, Spencer Pigot. No domingo, Nicolas repetiu o terceiro posto, mas acabou punido por ultrapassar em bandeira amarela, caindo para a sexta posição.

A Pro Mazda volta à pista no próximo fim de semana, em Mosport, enquanto a USF2000 terá uma folga maior, já que a rodada seguinte acontece nos dias 3 e 4 de agosto, em Mid-Ohio.