Vitória brasileira na USF2000

O hino nacional tocou neste fim de semana em Toronto
O hino nacional tocou neste fim de semana em Toronto

Helio Castroneves não foi o único brasileiro que teve motivos para comemorar após a etapa da Indy em Toronto. Enquanto o piloto da Penske segue líder do campeonato e vai se aproximando do primeiro título da carreira, na USF2000, o primeiro passo do programa Road to Indy, outro piloto do país saiu da etapa canadense em alta.

Competindo pela equipe Belardi, Danilo Estrela conquistou a primeira vitória na categoria, neste domingo, na segunda bateria disputada nas ruas do Canadá. Para terminar na frente, o brasileiro largou na segunda colocação, mas acabou perdendo uma posição logo no começo. Apesar disso, contando com um carro bem ajustado, o goiano acelerou forte e conseguiu assumir a ponta na volta 17 ao superar Neil Alberico, vencedor da corrida do sábado.

A partir daí, Estrela apenas precisou administrar a vantagem nas quatro voltas restantes para receber a bandeira quadriculada com uma vantagem de 1s1 para o líder do campeonato, Scott Hargrove.

Além de ter sido o primeiro triunfo de Estrela no campeonato, essa também foi a primeira vitória de um piloto do Brasil no certame desde que ele foi recriado, em 2010. Vinícius Perdigão, em 2011, chegou a ganhar uma das corridas em Sebring, mas era válida pelo torneio de inverno, e apenas seis competidores estiveram presentes naquela prova.

Com o resultado de Toronto, Danilo subiu para a segunda colocação do campeonato, com 136 pontos. Hargrove segue na ponta com 173. Ainda há tempo para o piloto de Goiânia tentar brigar pela taça, já que metade do campeonato falta ser disputada.

O brasileiro, no carro vermelho, largou na segunda posição
O brasileiro, no carro vermelho, largou na segunda posição

Entretanto, mesmo que Estrela não consiga alcançar o adversário, ele já tem motivos para comemorar. Nesta temporada de estreia na USF2000, o brasileiro vem sendo um dos pilotos mais consistentes do grid. Mesmo com o carro da Belardi sendo reconhecidamente inferior aos da Cape Motorsport (de Hargrove e Alberico), Danilo terminou todas as corridas entre os quatro primeiros, menos a primeira bateria em São Petersburgo, quando se envolveu em um acidente, mas marcou a melhor volta da prova.

É claro que ainda é cedo para falar qualquer coisa, mas Estrela pode ser aquele primeiro sinal de renovação dos pilotos brasileiros na Indy, até porque Tony Kanaan e Castroneves não vão ficar no campeonato para sempre. E há bons motivos para o piloto goiano confiar nisso. É que antes de se mudar para os Estados Unidos, ele disputou três etapas da extinta F-Palmer Audi, em 2009.

Naquele grid estavam Tristan Vautier, que terminaria o ano em quarto, e Josef Newgarden. Coincidentemente, são os dois últimos campeões da Indy Lights e que hoje já estão tendo a oportunidade de mostrar serviço na categoria principal.

Além de Estrela, outros pilotos brasileiros estiveram neste fim de semana em Toronto. Ainda na USF2000, Felipe Donato terminou a corrida deste domingo em sétimo, enquanto Arthur Oliveira abandonou após terminar em 14º no sábado.

Já a Pro Mazda teve a estreia de Nicolas Costa, atual campeão da F-Abarth e primeiro vencedor da F-Futuro. O carioca não fez feio e terminou com a terceira colocação no sábado, superando o companheiro de equipe, Spencer Pigot. No domingo, Nicolas repetiu o terceiro posto, mas acabou punido por ultrapassar em bandeira amarela, caindo para a sexta posição.

A Pro Mazda volta à pista no próximo fim de semana, em Mosport, enquanto a USF2000 terá uma folga maior, já que a rodada seguinte acontece nos dias 3 e 4 de agosto, em Mid-Ohio.

8 comentários sobre “Vitória brasileira na USF2000

  1. Olhe, gente, Nao sei se o comentario aqui colocado com referencia ao capacete (“nao foi pintado, para poder vender e custear a proxima corrida e ao patrocinio que ateh hoje nao chegou”) esta correto. Danilo Estrela eh um piloto exemplar para todos aqueles que gostam deste esporte e para aqueles que desejam chegar a serem pilotos profissionais. Ele atua para si mesmo como preparador fisico, contador, gerente de marketing e como piloto. Nao tem ninguem para ajuda-lo exceto sua familia que eh de classe media e alguns poucos outros – nos quais eu me incluo muito modestamente. Ele corre sem patrocinio sim mas tem [vamos chamar assim] um suporte pelo qual ele colocou suas maos no fogo. Literalmente as duas maos.Numa expressao bem brasileira ele vai se virando, lutando e esperneando trazendo nas costas a equipe que cresce com ele pelo talento, garra, determinacao e esperteza. Espero que ele venca e entao estarei autorizado a contar o restante da historia. Enquanto isto estou certo que ele ficaria extremamente agradecido por qualquer indicacao de potenciais patrocinadores, suporte (endorsements) ou tipos de ajuda para o desafio diario pelo qual ele briga para se manter correndo. Ateh o momento ele merece os bons resultados e as “brigas” que ele se mete. Todos nos envolvidos na plataforma Road to Indy (incluindo os pilotos brasileiros – companheiros mas nao adversarios) – torcem por ele e ele pelos outros. Saudacoes a todos.
    Sim, claro, ia esquecendo: capacetes tem vencimento e o tempo que leva para ser pintado pode ultrapassar a trinta dias, dependendo do desenho.

    Curtir

  2. Muito bom o Danilo Estrela ter vencido. A situação brasileira no automobilismo é muito crítica tanto na Europa como nos Estados Unidos. Tanto a vitória de Estrela como o terceiro lugar de Nicolas Costa podem ser interpretados como uma luz no fim do túnel numa esperança de renovação.

    Curtir

      1. No macacão existem as duas bandeiras. Foi uma forma de agradar “gregos e troianos ” na ilusão de se conseguir patrocínio que até hoje não chegou. Capacete não foi pintado, para poder vender e custear a próxima corrida. .

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s