Agenda cheia

Pietro Fittipaldi decidiu correr na F-Renault no último fim de semana
Pietro Fittipaldi decidiu correr na F-Renault no último fim de semana

Estreando no automobilismo europeu em 2013, Pietro Fittipaldi teve a primeira grande decisão da carreira no último fim de semana. Competindo tanto na F4 quanto na F-Renault Inglesa, o brasileiro viu as duas categorias irem à pista, mas em locais diferentes. Enquanto a F-Renault correu em Croft, no norte da Inglaterra, a F4 competiu no tradicional traçado de Oulton Park. Por isso, o neto de Emerson foi obrigado a escolher em qual tomar parte.

Antes deste fim de semana, Pietro não vinha bem classificado em nenhum dos dois campeonatos. Apesar disso, é inegável que os melhores resultados vinham na F-Renault, onde o piloto ocupava a 16ª colocação na tabela, mas tendo conquistado um quinto e um sexto lugares como melhores resultados até então.

O problema para ele havia sido três abandonos na campanha, que custaram pontos preciosos. Por isso, o desempenho que Pietro tinha na pista era melhor do que a posição na tabela indicava. Prova disso era o companheiro de equipe, o mexicano Diego Menchaca, ocupar apenas a 17ª colocação – com um sétimo lugar como melhor resultado –, mesmo já tendo um ano na categoria.

Na F4, a situação de Pietro era um pouco mais complicada. Competindo em um grid um pouco mais fortalecido e com carros bem mais novos, o brasileiro aparecia na 17ª posição na classificação geral, com dois nonos lugares como melhor resultado, além de quatro abandonos.

Na comparação com Menchaca, o neto de Emerson via o mexicano um pouco melhor, em 13º na tabela. O outro piloto do time na F4 é o britânico Jake Dalton – este bem mais experiente nas categorias de base inglesas –, que luta pelo título de 2013 e ocupava a segunda colocação no campeonato.

Diante deste cenário, Pietro optou por correr na F-Renault, enquanto Menchaca foi para a F4. O resultado, porém, não foi o melhor possível para o brasileiro. Nas três corridas do fim de semana, ele acumulou um sétimo lugar e dois abandonos. O primeiro em decorrência de um acidente logo na largada, enquanto no segundo o sistema de freios do carro apresentou uma falha devido à batida anterior.

Apesar dos problemas, o piloto ainda conseguiu ganhar uma posição na tabela de pontos da F-Renault, tendo subido para 15º, já que Ivan Taranov não pôde participar por causa de algumas descalcificações recentes.

Tenho minhas dúvidas se competir na F-Renault foi a melhor estratégia para o brasileiro. Levando em conta a qualidade do grid das duas categorias, talvez fosse melhor ter estado na F4, ainda que os resultados fossem piores. O típico caso de evoluir competindo contra adversários mais difíceis. E o próprio carro da F4 é mais novo que o da F-Renault, embora este esteja longe de ser um equipamento ruim.

Em termos de campeonato, a escolha também era irrelevante. Não importava muito onde o brasileiro corresse, já que ele não tem mais chances de título. Por fim, ainda acho que não ter disputado a mesma categoria que Menchaca acabou enfraquecendo ambos os pilotos, já que eles perderam um parâmetro para discutir o comportamento do carro.

Mas na verdade acho que o mais legal para Pietro teria sido ir de uma pista para a outra e competir nos dois campeonatos. Não sei se isso seria logisticamente possível ou se os torneios proíbem a participação de um piloto na corrida sem ter participado de algum treino, mas como a F4 teve as três provas no sábado e duas das três baterias da F-Renault aconteceram no domingo, ainda seria possível disputar cinco provas no fim de semana.

A maior dificulade seria participar dos treinos. Como o qualifying da F-Renault aconteceu no sábado, então nessa viagem pelo país ele não teria chance de disputar a atividade. Aí, a única alternativa seria treinar na sexta-feira pela manhã em um campeonato e na parte da tarde no outro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s