F1 2013 na Inglaterra

Todo mundo sabe que o melhor piloto inglês é Ron Weasley, como vimos no segundo filme de Harry Potter
Todo mundo sabe que o melhor piloto inglês é Ron Weasley, como vimos no segundo filme de Harry Potter

Se havia alguma chance de a F1 chegar ao GP da Inglaterra sob a sombra da decisão do Tribunal Internacional em ter dado apenas uma advertência à Mercedes sobre a participação em um treino secreto, qualquer possibilidade se esvaiu no início da manhã desta quinta-feira, dia 27, quando Mark Webber anunciou que deixa a Red Bull no final da atual temporada para competir no Mundial de Endurance (WEC) pela Porsche.

Dessa forma, qualquer polêmica envolvendo a decisão do tribunal foi deixada para trás, pois todo mundo passou a querer saber quais razões levaram o australiano a deixar a melhor equipe do grid e, também, quem poderá ser o substituto. Será Kimi Räikkönen? Jean-Éric Vergne? Daniel Ricciardo? António Félix da Costa?

Não importa. A decisão de Webber serviu para tirar o foco da F1 das polêmicas, e, assim, a categoria chega a Silverstone vivendo uma relativa paz. Até porque o bom desempenho dos pneus durante o GP do Canadá, onde houve apenas duas paradas, e as escolhas conservadoras de compostos da Pirelli fizeram com que houvesse uma diminuição das reclamações.

Até por isso, não deve haver muitas novidades nas brigas pelas primeiras colocações com relação às últimas provas. A primeira grande questão em Silverstone, claro, é saber se a Mercedes vai conseguir diminuir o desgaste da borracha e transformar o bom desempenho no treino classificatório em vitória, assim como já aconteceu em Mônaco.

A segunda questão, ainda sobre a escuderia alemã, é quem vai liderar o time. Nico Rosberg conquistou a pole-position de forma consecutiva entre os GPs do Bahrein, Espanha e Mônaco, mas quem saiu na frente no Canadá foi Lewis Hamilton, conhecido especialista em Montreal. Agora, o britânico corre em casa, embora o companheiro de equipe tenha tudo para levar a melhor no duelo interno.

Caso a Mercedes não tenha o mesmo bom desempenho, a briga pela vitória ficará entre Red Bull e a Ferrari. Não há dúvidas de que o carro rubro-taurino é mais rápido e mais equilibrado no geral, mas Felipe Massa e Fernando Alonso também têm bons motivos para se alegrar. Durante as últimas semanas a Ferrari disse que deve ter um bom desempenho na Inglaterra, uma vez que as características da pista se adaptam ao carro.

Em traçados parecidos, como Barcelona e Xangai, Alonso terminou na frente (e Massa até subiu ao pódio na Catalunha). A Red Bull, por outro lado, não foi bem. O melhor resultado do time austríaco foi o quarto lugar de Vettel em ambas as pistas. Por isso, não será surpresa nenhuma se tivermos um carro vermelho na frente do pelotão.

A1 GP da Inglaterra
A1 GP da Inglaterra

Entre as equipes menores, destaco a Williams para este fim de semana. A equipe inglesa vai disputar a 600ª corrida da história, mas sem muitos motivos para comemorar. Desde o GP do Canadá, Pastor Maldonado já veio dizendo que o estilo de Valtteri Bottas se adapta melhor ao carro, por isso o finlandês tem ido melhor. O problema é que o nórdico ainda é um novato e tem a 11ª posição na Malásia como melhor resultado da carreira.

Para Maldonado, a situação é complicada, mas não tão ruim. O bom desempenho do venezuelano em algumas corridas de 2012 ainda está fresco na memória, e ele é especulado em diversas equipes do grid – como Lotus, Force India e Sauber – para o ano que vem, até mesmo pelo combustível financeiro que ele tem. Portanto, o sul-americano, se estiver de malas prontas, pode não se importar com o fraco rendimento.

Assim, se pode faltar motivação ao venezuelano, o mesmo não deve acontecer na Toro Rosso. Com Webber fora da Red Bull em 2014, Ricciardo e Vergne têm mais motivos do que nunca para lutarem por bons resultados. Até agora o francês está levando a melhor, com 13 pontos somados diante de apenas sete do companheiro.

Para encerrar, meu palpite para o GP da Inglaterra é vitória de Fernando Alonso, com Sebastian Vettel e Mark Webber no pódio. Obviamente, minha fama de pé-frio fará isso não acontecer. E qual é o seu palpite? Deixe nos comentários!

Confira a programação do GP da Inglaterra:

Treino livre 1, sexta-feira, 6h
Treino livre 2, sexta-feira, 10h
Treino livre 3, sábado, 6h
Classificação, sábado, 9h
Corrida, domingo, 9h

3 comentários sobre “F1 2013 na Inglaterra

  1. E muito dificil prever o que vai acontecer e isso tambem contribui para a beleza das corridas. Mas mais ate do que na F1, este fim de semana estou curioso para saber o que vai acontecer na GP2. Felipe Nasr e sem duvida a grande esperança brasileira tendo em vista a F1 mas ate agora nao conseguiu sequer revelar-se tao promissor como o Bruno Senna de 2008. Ate agora ainda nao venceu e ja vai na sua segunda temporada. Eu lembro que Bruno venceu no ano de estreia na categoria (logo na sua terceira corrida em 2007) e voltou a vencer em 2008, no Monaco e na segunda corrida de Silverstone. O melhor que Nasr conseguiu este ano no Monaco (tambem na sua segunda temporada) foram dois quartos lugares, ficando portanto bem aquem do alcançado por Bruno Senna. Veremos se chega ao fim deste fim de semana de Silverstone com 0 vitorias na GP2 (contrastando com as 3 de Bruno Senna) ou se consegue vencer pela primeira vez..

    Seja como for uma coisa parece cada mais certa: em talento puro Felipe Nasr nao esta a mostrar mais do que Bruno Senna, mesmo colecionando titulos nos karts e em formulas menores (pelo menos na F3 inglesa). Com muito menos preparaçao, apenas com 4 anos de competiçoes, Bruno Senna fez mais do que Nasr fez ate agora na GP2.

    Na F1 veremos, tudo depende muito da sorte. Bruno passou ao lado de uma grande carreira devido aos efeitos da crise financeira. Andou ao nivel do Button no seu primeiro teste e a saida da Honda inviablizou a sua entrada na F1 no melhor da sua forma. Pode ser que Nasr tenha mais sorte, porque mais talento parece-me que nao tem.

    Enfim, parece-me que Felipe Nasr esta para o Bruno Senna como aqui em Portugal o Felix da Costa esta para o Alvaro Parente.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s