F1 2013 no Canadá

Falando em Canadá, esse é Greg Moore correndo pela Mercedes
Falando em Canadá, esse é o saudoso Greg Moore correndo pela Mercedes

A F1 chega ao Canadá, neste fim de semana, para a disputa da sétima etapa da temporada 2013. Duas semanas após o GP de Mônaco, como não poderia deixar de ser, o principal assunto no paddock são os pneus. Entretanto, dessa vez, mais se fala da borracha fora que dentro das pistas.

O treino secreto que a Mercedes fez com a Pirelli após o GP de Barcelona ainda está repercutindo, com boa parte das equipes dizendo que a montadora alemã levou vantagem com a atividade. Ross Brawn, por sua vez, se diz confiante em não sofrer nenhuma sanção pesada e por isso espera o julgamento do Tribunal Internacional, que deve acontecer em duas semanas.

Dentro da pista, por outro lado, hoje não se falou dos pneus. Talvez pelo tempo frio e chuvoso em Montreal, as equipes não tiveram um desgaste acentuado da borracha, fora aquele já esperado. Por isso, é possível que algumas escuderias, principalmente aqueles que cuidam melhor dos pneus, apostem em uma tática de uma só parada no domingo.

Aí vai entrar em cena aquele velho gráfico de performance x número de paradas. Isto é, será que vai compensar para as escuderias fazer um único pit-stop e se arrastar pela pista de Montreal com os pneus desgastados, enquanto outros carros vão poder fazer uma parada a mais, colocar compostos novos e andar muito mais rápido?

Levando em conta o GP do ano passado, eu diria que a segunda opção tem mais chances. Como há muitos pontos de ultrapassagem em Montreal, talvez seja melhor para algumas equipes colocarem o pneu novo faltando entre dez e 15 voltas e sair ultrapassando todo mundo. Foi isso o que Sergio Pérez e Romain Grosjean fizeram no ano passado, e eles terminaram no pódio.

Além disso, há sempre o risco de o safety-car dar as caras em Montreal. Pela proximidade do muro em alguns pontos, além das tangências fechadas na curva 2 e no hairpin, é sempre normal acontecer algum salseiro por lá. E nesta F1 com pneus Pirelli é sempre inteligente ir aos boxes quando o carro de segurança é acionado. Afinal, mesmo que um piloto perca uma ou outra posição, ele terá pneus mais novos para não só recuperar esses postos como também passar outros adversários, já que o pelotão ainda vai estar compacto.

A1 GP do Canadá
A1 GP do Canadá

Falando em parada nos boxes, como curiosidade, a Marussia vai aposentar o tradicional ‘pirulito’, aquela plaquinha que as escuderias usam para liberar o piloto após o pit-stop. Assim como diversas equipes, os russos vão usar o farol automático a partir deste fim de semana. É que eles têm uma parceria com a McLaren e ganharam o semáforo antigo do time inglês.

Ainda sobre a McLaren, nunca é bom desconsiderar as chances de vitória de Jenson Button e Sergio Pérez em Montreal, principalmente se chover e tivermos uma corrida maluca. Entretanto, no caso de pista seca, o duelo deve mesmo ficar mais uma vez entre a Ferrari e a Red Bull, enquanto o rendimento da Mercedes vai depender de como eles tratarem os pneus

Outro detalhe interessante dessa prova é ver como os novatos vão se sair. Montreal é conhecida por ser uma pista em que os pilotos jovens têm maior dificuldade, já que eles praticamente não andam por lá enquanto estão nas categorias de base. Por isso, ainda precisam se adaptar.

Por fim, vale uma estatística interessante para o fim de semana. Desde 2005 o Muro dos Campeões faz ao menos uma vítima por ano, com exceção de 2008. No ano passado, foram Pastor Maldonado e Bruno Senna que ficaram por lá. Quem será dessa vez? Nos treinos, quem mais passou perto foi Fernando Alonso, mas o espanhol da Ferrari conseguiu frear e segurar o carro. Aliás, você pode clicar aqui e ver todas as vítimas do lendário Muro.

Para terminar, preciso fazer um desabafo. No último GP, apostei em vitória de Romain Grosjean em Mônaco. Aí o cara bateu quatro vezes durante o fim de semana. Quatro. Tá louco viu. Por isso, dessa vez meu palpite é um pouco mais conservador. Vitória de Sebastian Vettel, seguido por Fernando Alonso e Sergio Pérez. E o qual é o seu?

Confira os horários do fim de semana em Montreal:

Treino livre 3: 11h, no sábado
Treino classificatório: 14h, no sábado
Corrida: 15h, no domingo

Um comentário sobre “F1 2013 no Canadá

  1. Acho que o GP do Canada valeu pela excelente performance de Valtteri Bottas na qualificaçao com piso molhado.

    Esta performance de Bottas faz lembrar um pouco a performance de Senna em Spa com a Lotus. Nessa altura Senna ainda nao tinha muitos GP em cima e era mesmo a sua estreia com um F1 de verdade. Fazer o que ele fez entrando a meio do ano quando os outros ja tinham 11 GP em cima e talvez ainda mais dificil do que fazer o que Bottas fez agora apenas no seu setimo GP. Em materia de talento puro ao volante, pelo menos em pista molhada, e dificil escolher entre Senna e Bottas. Senna foi aquele que passou tudo e todos na Malasia enquanto a pista esteve molhada. Acho que a diferença maior esta na parte mental, parece-me que Bottas lida melhor com a pressao. Tem tambem a vantagem de ser bem mais novo e ter condiçoes que Senna nunca teve na F1. Ter mais GP em cima nem sempre e uma vantagem, sobretudo no caso de alguem que começou a correr tao tarde e, pior do que isso, teve tantas interrupçoes na carreira depois de falhar a entrada na F1 em 2009, no melhor da sua forma.

    Dito isto, acho que Bottas ja justificou a sua entrada como titular. Acho que a dupla ideal para a Williams este ano, pelo que se viu ate agora, seria a dupla Senna/Bottas. Com este carro mais fraco Maldonado nao tem feito nada e ate nas qualificaçoes ja perde 5 a 2 para o Bottas. Em corrida continua o mesmo de sempre, Senna seria bem melhor. Mas na altura em que a equipa tinha que decidir isto nao era nada evidente e tambem acredito que se o carro fosse tao bom como o ano passado Maldonado continuaria a voar nas qualificaçoes, ou seja, continuaria a ser indispensavel para a Williams.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s