F1 2013 na Espanha

Xabi Alonso, do Real Madrid, é o melhor piloto chamado Alonso vindo da Espanha. P.S.: esse é um carro com dois volantes #humor
Xabi Alonso, do Real Madrid, é o melhor piloto chamado Alonso vindo da Espanha. P.S.: esse é um carro com dois volantes #humor

Ferrari e McLaren são duas equipes conhecidas pelo poder de reação durante uma temporada. Enquanto a escuderia italiana começou com um carro ruim no ano passado, mas conseguiu se recuperar mesmo em um período em que testes durante o campeonato são proibidos, o time inglês fez o mesmo em 2009 e 2011.

Entretanto, esses casos são mais exceções à regra do que algo para ser levado a diante. Digo isso porque neste fim de semana acontece o GP da Espanha de F1, em Barcelona, e praticamente todos os times do grid estão focados em testar novos componentes. E na grande maioria dos casos a resposta é sempre decepcionante. “O carro melhorou, mas todo mundo também progrediu”, é o que dizem os pilotos.

Neste sábado, dia 11, não foi diferente. Após o treino, Nico Hülkenberg e Valtteri Bottas foram dois que jogaram a toalha. Com o início de temporada abaixo do esperado de Sauber e Williams, o duo esperava que os novos componentes melhorassem o desempenho do equipamento.

É claro que o rendimento deles melhorou, mas como todas as equipes também evoluíram, o resultado foi decepcionante. E isso só mostra que essa guerra por atualizações não é assim tão importante. Afinal, a menos que um time tenha uma grande sacada, o resultado final é praticamente o mesmo para todos.

Dito isso, quem gostaria que a história fosse um pouco diferente é Nico Rosberg. Largando na pole-position pela segunda vez consecutiva, o alemão sabe que não vai ter vida fácil neste domingo. A Mercedes desgasta muito os pneus e por isso deve se tornar presa fácil para Ferrari, Lotus e Red Bull durante a corrida.

A pole de Rosberg, aliás, serviu para dar continuidade ao passeio alemão pela Espanha. Depois de Barcelona e Real Madrid terem sido eliminados – com direito a goleadas – da Liga dos Campeões de futebol pelas equipes do Bayern de Munique e do Borussia Dortmund, agora é o representante da Mercedes que dá as cartas na Catalunha.

Barcelona
A1 GP de Barcelona. Ok, brincadeira, é só um carro fake feito por algum fã…

Entretanto, se em algum momento os torcedores catalães ficaram tristes com mais uma conquista germânica em seus terrenos, o futebol voltou a dar alegrias neste sábado. É que pouco depois do treino classificatório da F1, o Barcelona garantiu o titulo do campeonato espanhol, já que o Real Madrid apenas empatou com a equipe do Espanyol, também sediada na capital da Catalunha.

Por isso, ao menos em uma parte da Espanha, a noite deste sábado será de festa. Na outra parte, é bom os torcedores empurrarem Fernando Alonso, porque Nico Rosberg e Sebastian Vettel estão dispostos a fazer de tudo para continuar o domínio alemão no país ibérico. A esses torcedores trago uma má notícia.

O espanhol da Ferrari larga apenas na terceira colocação, mas desde 1981 o vencedor do GP da Espanha sai na primeira fila. Para piorar, em 15 das 22 corridas na Catalunha, o pole-position foi o vencedor. Ou seja, Rosberg tem tudo para fazer jus ao desempenho dos compatriotas Mario Götze, Marco Reus, Thomas Müller e Bastian Schweinsteiger neste fim de semana.

O meu palpite furado, porém, contraria essa previsão e vem da segunda fila. Como eu sempre erro, aposto em Kimi Räikkönen neste fim de semana. Alonso será o segundo e Sebastian Vettel, o terceiro.

2 comentários sobre “F1 2013 na Espanha

  1. O vencedor saiu novamente da primeira fila oficial, as Mercedes eram só uma pseudo primeira fila.

    Mas venhamos e convenhamos que, por pior que seja a fase, não seria um time não-espanhol a ganhar o campeonato espanhol, dã, isso não conta como orgulho nacional rs.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s