14 pilotos estiveram em Guaporé (mas esta é uma foto de Tarumã)
14 pilotos estiveram em Guaporé (mas esta é uma foto de Tarumã)

Lembra a Fórmula Junior, aquela categoria do Rio Grande do Sul que já foi assunto aqui no World of Motorsport no mês passado e tem como objetivo fazer a ponte entre o kartismo e os monopostos para os jovens pilotos? Então, ela teve a segunda rodada disputada neste domingo, dia 21, em Guaporé.

De cara, já houve uma boa notícia no grid com o aumento de competidores. Depois de reunir 13 pilotos em Tarumã, dessa vez 14 participantes estiveram na segunda etapa. É um aumento tímido, obviamente, mas mostra que o número alcançado na abertura do campeonato não foi por acaso.

É que muitos certames geralmente conseguem descolar alguns pilotos que fecham contrato apenas para uma corrida para experimentar a categoria, às vezes por falta de dinheiro, às vezes porque ainda estão buscando novas oportunidades em outro campeonato.

Neste caminho contrário, por exemplo, esteve a F3 Sul-americana, que teve 13 carros em São Paulo, mas viu apenas dez participantes também neste fim de semana em Brasília.

Um detalhe que eu acho curioso é que praticamente todos os pilotos não têm patrocinadores
Um detalhe que eu acho curioso é que praticamente todos os pilotos não têm patrocinadores

Voltando a o que aconteceu em Guaporé, as corridas tiveram dois vencedores diferentes. Gabriel Robe ganhou a primeira prova, enquanto Victor Matzenbacker – que já havia vencido as duas provas da rodada de Tarumã – pôde celebrar mais um triunfo. Com isso, o piloto da MC Tubarão soma 75 pontos, liderando o campeonato.

A segunda prova, aliás, foi encerrada em bandeira vermelha devido a um acidente envolvendo Robe e outros dois carros. Como o regulamento determina, passou a valer o resultado da volta anterior, e o piloto de Pelotas ainda assim conseguiu terminar com a segunda posição, com Lucas Alves, Bruna Tomaselli e Gustavo Bandeira completando o top-5.

Ainda houve uma terceira disputa no fim de semana. É que além de determinar o vencedor de cada bateria, ainda há um vencedor geral da etapa, que é calculado a partir da soma dos tempos dos pilotos nas duas corridas. Depois de triunfar em Tarumã, Matzenbacker mais uma vez foi o primeiro colocado na classificação geral ao superar Robe por apenas 0s035.

Só que essa premiação é um pouco confusa porque, no geral, ela não vale para nada. O sistema de pontos do campeonato leva em conta o resultado das duas baterias e não atribui bônus à soma geral. Vale como um prêmio e só. E pode até confundir quem não sabe que o campeonato é formato por rodadas duplas. Até porque, para meninos e meninas em início de carreira, cada corrida é uma vida.

Como eu já havia dito em um texto anterior, ainda é muito cedo para fazer qualquer avaliação sobre o campeonato. Só vai dar para saber o verdadeiro peso dele em alguns anos, quando olharmos para alguns pilotos com destaque nacional e mundial e ver que eles surgiram na F-Junior.

Enquanto isso, a categoria faz uma pausa e volta às pistas no dia 19 de maio, no Velopark.