Resultado histórico de Bruno Bonifácio na F-Renault Alps

Bruno Bonifácio conquistou a vitória em Vallelunga
Bruno Bonifácio conquistou a vitória em Vallelunga

Bruno Bonifácio conquistou um resultado histórico neste fim de semana, na etapa da F-Renault Alps em Vallelunga. Com a vitória na primeira bateria, o piloto da Prema se tornou o primeiro brasileiro a vencer uma corrida de uma F-Renault desde Adriano Buzaid, que triunfou na F-Renault UK em cinco oportunidades no ano de 2008.

Se levarmos em conta os resultados apenas no continente europeu, desconsiderando a ilha da Grã-Bretanha, a marca é ainda mais impressionante. O último triunfo havia acontecido em 2002, com Roberto Streit – coincidentemente hoje coach de Bonifácio – na F-Renault Italiana.

O resultado, na verdade, poderia ter sido ainda melhor. Na segunda corrida da etapa, o piloto paulista mais uma vez largou da pole-position e estava na liderança quando se envolveu em um acidente com Nyck de Vries, da McLaren, e foi obrigado a abandonar.

Em termos de campeonato, esse foi o pior desfecho possível para o brasileiro. Fora da corrida, a vitória caiu no colo de Antonio Fuoco, também da Prema, que disparou na liderança do campeonato, com 43 pontos. Bonifácio, por sua vez, caiu para quarto, com 25.

Uma coisa que ficou clara neste fim de semana é que a equipe Prema está anos-luz de distância dos demais times neste início de campeonato. Como a Koiranen, equipe de De Vries, não vai disputar a temporada completa, a briga pelas vitórias e pelo título deve ficar mesmo entre os pilotos da escuderia italiana.

O problema, portanto, é que Bonifácio já soma um abandono, enquanto os companheiros de equipe conquistaram dois top-5. Em outras palavras, mesmo sendo o favorito ao título neste momento, vai ser muito difícil para o brasileiro tirar a diferença para os demais pilotos da Prema, já que as outras equipes ainda não estão em condição de comer pontos deles.

Ou seja, mesmo que Bruno volte a vencer na segunda rodada, em Ímola, em maio, é provável que os outros pilotos da escuderia também terminem no pódio. Aí fica difícil recuperar o prejuízo desta rodada.

No entanto, nem tudo é tão ruim para o brasileiro. Vale lembrar que, mesmo com três anos de experiência no automobilismo, Bonifácio é um novato na F-Renault. Ainda assim, ele dominou a rodada de Vallelunga, tendo conquistado duas poles, duas voltas mais rápidas e uma vitória. Era esse o desempenho que se esperava de De Vries, que decepcionou ao somar apenas um quarto lugar e um abandono.

Evidentemente, isso não quer dizer muita coisa. O brasileiro, por exemplo, tinha a vantagem de conhecer a pista, enquanto o adversário estava estreando no traçado italiano. No entanto, ficou claro que De Vries começou a sentir a pressão. Para quem chegou à Itália como principal estrela da etapa de abertura da F-Renault Alps, sair das corridas como culpado pelo acidente entre ele e o brasileiro é um final, no mínimo, melancólico.

Um comentário sobre “Resultado histórico de Bruno Bonifácio na F-Renault Alps

  1. Eu li uma entrevista do Bonifácio, ele estava se queixando que o De Vries não vai disputar o campeonato todo e por isso foi tentar uma ultrapassagem arrojada e fez lambança, mas essa etapa foi boa pros brasileiros, o Guilherme Silva ainda conseguiu um pódio e superou o holandês da McLaren, vamos ver na Euro agora.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s