Pietro Fittipaldi parece estar garantido no automobilismo europeu em 2013
Pietro Fittipaldi parece estar garantido no automobilismo europeu em 2013

Emerson Fittipaldi aproveitou o GP do Brasil, no fim do ano passado, para anunciar que o neto Pietro, de 16 anos de idade, estava trocando as categorias de acesso da Nascar para fazer corridas de monopostos na Europa, em 2013.

Nesse tempo, a F1 já terminou, já começou de novo, já tivemos até a primeira polêmica da nova temporada envolvendo jogo de equipe, mas nada de um anúncio oficial sobre o futuro do garoto, seja na Nascar, seja no automobilismo europeu.

As poucas informações divulgadas até agora, porém, não significam que os Fittipaldi não estejam trabalhando para dar sequência à carreira de Pietro. Na mesma semana da morte do Barão, o garoto viajou à Inglaterra onde começou a dar os primeiros passos no automobilismo britânico.

Ele participou de um treino de F-Renault Inglesa (a antiga BARC) com a equipe Jamun de olho na temporada 2013. Ao mesmo tempo, Emerson deu uma entrevista a uma afiliada da Rede Globo, dizendo que o neto vai participar da nova F4 Inglesa neste ano. Dessa forma, em qual categoria, afinal, o garoto o vai correr?

Eu ouvi um rumor nesta semana – e vou chamar de rumor porque não posso confirmar – que será nas duas. Há apenas um choque de datas entre os campeonatos, com a rodada final de ambos acontecendo nos dias 28 e 29 de setembro. Enquanto a F4 estará em Donington, a F-Renault corre em Silverstone. Aí não é uma decisão muito difícil de tomar. Pietro correrá onde terá chances de melhores resultados, ou eventualmente estiver disputando o título.

Ainda segundo o boato que eu vi, o brasileiro vai competir pela equipe MGR na F4, enquanto o programa da F-Renault será pela Jamun, uma das gigantes da F-Ford. Não posso cravar que tudo isso esteja correto, mas ouvi de alguém bem informado dentro do automobilismo inglês, então nunca se sabe.

Antes de publicar o texto aqui, claro, fui atrás de algumas informações que comprovassem o que foi dito. E, veja você, encontrei algumas fotos do neto de Emerson testando pela F-Renault.

Pietro Fittipaldi ING

Sendo sincero. Testando com um carro assim, com layout e patrocinadores? Duvido que já não esteja fechado. Se fosse apenas um treino para avaliar a equipe ou a categoria, ninguém levaria o carro pronto desse jeito. No máximo dois ou três adesivos para exibir o patrocinador.

De qualquer modo, devemos ter notícias oficiais em breve. É que a temporada da F-Renault começa em três semanas, em 13 de abril, enquanto a F4 dá o pontapé inicial de sua existência duas semanas depois, em 27 de abril.

Por fim, volto a repetir um comentário que eu já publiquei no World of Motorsport e basta clicar aqui para relembrar. A mudança de Pietro para o automobilismo europeu pode dar certo. Ele é bastante jovem e ainda tem muito tempo para aprender. Por outro lado, se algo sair errado ou ele quiser voltar para a Nascar, ainda terá tempo suficiente para retornar aos EUA e recomeçar de onde parou.