O incoerente Lotus F1 Junior Team 2013

A Lotus anunciou um programa com sete garotos em 2013, mas degolou seus melhores representantes
A Lotus anunciou um programa com sete garotos em 2013, mas degolou seus melhores representantes

A Lotus anunciou nesta sexta-feira, dia 15, a geração de 2013 do programa de jovens pilotos. Ao todo, a escuderia escolheu sete garotos. Manteve Marco Sorensen, Esteban Ocon e Óscar Tunjo e ainda trouxe Marlon Stockinger, Alex Fontana, Alex Albon e Dorian Boccolacci.

Entretanto, mais importante que os pilotos contratados foi quem não estava lá. Com relação ao time de 2012, a Lotus decidiu dispensar dois garotos: Kevin Korjus e Richie Stanaway.

Os dois disputaram a World Series na temporada passada e tiveram desempenho abaixo do esperado. Korjus foi companheiro de Jules Bianchi na equipe Tech 1, mas ficou longe da briga pelo título. O estoniano terminou o ano apenas na décima colocação, com o terceiro lugar obtido na segunda corrida de Moscou como melhor resultado. Pouco para quem no ano anterior – ainda como um novato – havia sido o sexto na tabela, com direito a três vitórias.

Stanaway, por sua vez, mal teve tempo de mostrar alguma coisa. Ele se acidentou logo na terceira etapa, em Spa-Francorchamps, e ficou de fora do restante da temporada por causa de fraturas nas costas. No entanto, antes disso, ele não foi bem. Mesmo chegando como um dos favoritos ao campeonato, ele havia somado apenas oito pontos em quatro corridas, com um sexto lugar em Aragón.

Por isso, embora a Lotus tenha expandido o programa para sete garotos, na minha opinião ele está mais fraco neste ano. Korjus e Stanaway são dois daqueles pilotos em que você olha e já sabe que eles deverão ter um futuro promissor no esporte a motor. Pode ser que eles não consigam chegar à F1, mas terão boas chances de serem vencedores onde decidirem correr.

David Luiz deixou o Chelsea e a seleção brasileira de futebol para virar piloto. Ah, não, esse é apenas o kartista Dorian Boccolacci
David Luiz deixou o Chelsea e a seleção brasileira de futebol para virar piloto. Ah, não, esse é apenas o kartista Dorian Boccolacci

Os novos contratados, por outro lado, não empolgam. Stockinger fez uma temporada razoável na GP3 e só. É verdade que ele começou forte com pódio em Barcelona e vitória em Mônaco, mas depois enfrentou uma má-fase tremenda ao pontuar apenas uma vez nas dez corridas seguintes.

Fontana, por sua vez, desde o título da F3 Espanhola em 2011 vem mostrando bons momentos na carreira. No ano passado, ele disputou apenas quatro etapas da GP3, mas conseguiu abocanhar um quarto lugar. Na F2, ele obteve uma vitória, mas terminou somente em sétimo na tabela.

Por fim, Ocon e Boccolacci, com 16 e 14 anos, respectivamente, são muito jovens para que qualquer tipo de avaliação possa ser feita.

Apesar disso, dos novos integrantes, nenhum chama mais a atenção que Alex Albon. O britânico de origem tailandesa é dono de um currículo invejável no kart – com direito a título mundial na categoria KF3 –, mas fracassou na transição para os monopostos na temporada passada. Na F-Renault Eurocup, ele não marcou um único ponto e teve como melhor resultado a 17ª posição em Hungaroring.

Por causa disso, ele acabou chutado do Red Bull Junior Team, embora houvesse pressão do lado tailandês da empresa de energéticos para que ele fizesse parte do grupo. De qualquer forma, a Lotus acertou em apostar nele para mais um campeonato, afinal talvez ele apenas esteja levando um tempo maior que o necessário para se acostumar com os carros.

Assim, fica a pergunta. Por que a Lotus decidiu dar uma segunda chance a Albon, mas não a Korjus e Stanaway, comprovadamente campeões por onde passaram? Não sei a resposta e na minha opinião foi um grande erro.

Um comentário sobre “O incoerente Lotus F1 Junior Team 2013

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s