Os dois lados da moeda da F-Renault

Bruno Bonifácio segue na Prema em 2013
Bruno Bonifácio segue na Prema em 2013

Quando Victor Franzoni e Guilherme Silva foram anunciados pela poderosa Koiranen para a disputa da temporada de 2013 da F-Renault Eurocup, escrevi aqui no World of Motorsport que não concordava com a posição deles em participar apenas do campeonato europeu, abrindo mão da F-Renault Alps. Você pode clicar aqui para relembrar.

Claro que essa não foi uma decisão apenas dos dois pilotos e provavelmente houve participação da equipe. Até porque essa não é uma escolha fácil. A organização da F-Renault mudou as regras para 2013 e exigiu que as escuderias optassem entre participar de dois certames (Europeu + Alps ou Norte-Europeu) e perder metade da pré-temporada ou fazer todos os treinos coletivos, mas se limitar apenas a um torneio.

Como a categoria está estreando um novo carro em 2013, fazer a pré-temporada completa como forma de adaptação e desenvolvimento do equipamento faz todo sentido, principalmente para as escuderias que realmente vão disputar o título e precisam chegar forte desde a primeira corrida.

Por outro lado, eu gosto da opção de fazer mais corridas, ainda mais para esses garotos que estão tão no início da carreira.  Acho que desenvolver um garoto de 17 ou 18 anos em apenas sete fins de semana é muito pouco, e não há como simular todas as situações de prova em um treino coletivo. Mas não sou piloto e posso estar enganado.

De qualquer forma, as demais grandes equipes da F-Renault seguiram a Koiranen. A Tech 1, por exemplo, anunciou que apenas o estreante Egor Orudzhev vai participar dos dois campeonatos. Matthieu Vaxivière e Pierre Gasly se dedicarão apenas ao europeu. A Josef Kaufmann, por exemplo, afirmou que o trio titular – Steijn Schothorst, Óscar Tunjo e Gustav Malja – vai correr em apenas algumas etapas do Norte-Europeu. Já a Fortec há muitos anos não mistura o programa da categoria europeia com os demais.

Dito isso, a única equipe que optou por fazer os dois campeonatos com os mesmos pilotos foi a Prema, que anunciou nesta semana a renovação do contrato de Bruno Bonifácio, além da permanência de Luca Ghiotto. Os dois já haviam competido pela escuderia no ano passado na F-Abarth e feito algumas etapas da F-Renault.

Por isso, vai ser interessante ver como será o desempenho quando for estrearem na Eurocup, levando em conta que a primeira corrida está marcada para os dias 27 e 28 de abril, em Aragón, enquanto a Alps – o outro certame que o time vai participar –  já vai ter disputado uma rodada antes. Aí vai dar para pesar e ver se ter perdido metade da pré-temporada fará toda a diferença.

Outra coisa importante é acompanhar como Ghiotto e Bonifácio vão chegar ao fim do ano. Ao contrário dos pilotos da Eurocup, que fazem apenas 14 corridas (ou 15 com Pau), eles vão disputar 28 (ou 29). Ou seja, em qual condição física e mental eles vão estar. Será que fazer o dobro de provas terá algum efeito?

Pode ser que outras equipes menores sigam a decisão da Prema e também disputem dois campeonatos. No entanto, é relevante ver o desempenho da equipe italiana, pois esperamos que eles briguem pelo título. Afinal, além de contar com uma dupla já experiente, estamos falando dos atuais bicampões da F3 Euro.

De qualquer forma, a grande vantagem da Prema na decisão de competir em dois certames é que eles são favoritos absolutos na Alps. Levando em conta os pilotos que foram anunciados até agora – a maioria novatos –, não é nenhum absurdo pensar que eles têm todas as chances de serem campeões.

E vamos falar a verdade. Um título, seja lá qual for, é o suficiente para salvar o ano da equipe. Às vezes até mesmo para que Ghiotto e Bonifácio consigam dar prosseguimento à carreira, já que é mais fácil tentar se vender a um patrocinador falando que é um campeão. É claro que para quem entende de automobilismo, é muito mais relevante terminar no top-5 da Eurocup ao invés de ser campeão da Alps, mas também é importante levar em conta o lado financeiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s