A Nissan foi proibida de inscrever os garotos do Playstation no GT britânico
A Nissan foi proibida de inscrever os garotos do Playstation no GT britânico

Jann Mardenborough foi personagem de um post aqui do World of Motorsport, no fim do ano passado, quando afirmei que o jovem piloto britânico podia reescrever a história do automobilismo. Você pode clicar aqui para relembrar.

Para quem não se recorda, Mardenborough é um dos integrantes do programa GT Academy em que a Nissan, junto com a Sony/Playstation tenta revelar novos pilotos a partir do jogo Gran Turismo, de PS3. Jann foi um dos vencedores desse programa, competiu no campeonato britânico de GT no ano passado, e por causa do bom desempenho foi escalado para disputar algumas corridas nos monopostos neste ano.

A estreia aconteceu na edição de 2013 da Toyota Racing Series, lá na Nova Zelândia, e o garoto vem sendo uma das gratas revelações da temporada. Mesmo jamais tendo competido nesse tipo de carro, ele se colocou como um piloto constante no pelotão intermediário, chegou a largar na segunda colocação em uma corrida e tem como melhor resultado a sexta posição em três ocasiões. Além disso, ele lidera a classificação entre os novatos.

Ainda é cedo para falar que Mardeborough está revolucionando o esporte, mas ao menos o automobilismo inglês mudou por sua causa.

Jann Mardenborough foi vice-campeão do certame, mesmo sem nunca ter andado em um carro de corrida anteriormente
Jann Mardenborough foi vice-campeão do certame, mesmo sem nunca ter andado em um carro de corrida anteriormente

Nesta semana, os organizadores do GT britânico anunciaram que os pilotos do programa da Nissan estão proibidos de disputar a temporada completa do campeonato de 2013. O problema é que a existência desses garotos no esporte é algo tão extraordinário que não tem como aplicar as regras do automobilismo a eles.

Vou explicar. O regulamento do GT inglês está baseado em duplas Pro-Am, assim como acontece aqui no Brasil. Ou seja, para um carro ser inscrito ele precisa, além de um piloto profissional, ter também um gentleman driver endinheirado, que corra por diversão. Para isso, os competidores são classificados em Bronze, Prata, Ouro e Platina. Assim, se você tiver experiência na F1, automaticamente é Platina. Mas se o automobilismo for apenas um hobby, então você é Bronze. Quem define a classificação de cada atleta é a entidade que organiza o campeonato baseada em critérios da FIA.

Como os pilotos do GT Academy jamais guiaram um carro de corrida de verdade, eles foram considerados Bronze. Aí veio o problema. No ano passado, Mardenborough competiu ao lado de Alex Buncombe, um veterano de corridas GT4. O desempenho dos dois foi tão impressionante, que a organização do campeonato precisou mudar a classificação de Jann para Prata durante a temporada, além de aplicar uma série de punições para tentar segurar a dupla. Mesmo assim, eles terminaram com o vice-campeonato.

Para esse ano, a Nissan queria inscrever dois carros para os quatro pilotos vencedores da última edição do GT Academy: Wolfgang Reip, Mark Shulzhitskiy, Peter Pyzera e Steve Doherty. A resposta do certame foi direta: não, afinal eles são muito rápidos para correr.

Os quatro pilotos banidos do GT inglês
Os quatro pilotos banidos do GT inglês

Segundo o campeonato inglês, a inscrição foi recusada porque é impossível classificá-los. Por não terem experiência, deveriam ser Bronze, mas o desempenho de Jann em 2012 mostrou que eles podem estar no mesmo ritmo dos demais competidores profissionais. Ou seja, se quiserem competir no GT britânico, os quatro pilotos não vão poder disputar todas as etapas nem somar pontos no campeonato.

Frustrada com a decisão do certame, a Nissan já afirmou que está buscando uma nova categoria para competir.

Eu não tenho dúvidas de que essa é a grande história do automobilismo nos próximos anos. Se em poucas edições a Nissan conseguiu filtrar alguém como Jann Mardenborough, imagina o que pode acontecer quando esse tipo de seleção começar a ser feita por grandes equipes do automobilismo. Pode demorar um pouco, mas ver uma equipe do esporte de base anunciando um campeão mundial de kart ao lado de um garoto de 15 ou 16 anos que fez a carreira nos simuladores domésticos e destruiu todo mundo como uma dupla imbatível é algo que vai acontecer.