Esse é o grid de largada da F-Jedi. Ou não
Esse é o grid de largada da F-Jedi. Ou não

Em 1999, foi lançado o filme Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma. A obra significou a chegada da franquia para uma nova geração de fãs, além do retorno para alguns admiradores mais antigos. Afinal, fazia 16 anos que o último filme da trilogia inicial havia sido lançado.

A Ameaça Fantasma contava a história do garoto Anakin Skywalker, que anos mais tarde se tornaria o vilão Darth Vader. Além de muitas lutas com sabres de luz, Yoda, Padmé Amidala desfilando beleza por aí e piadas ruins de Jar Jar Brinks e C3PO, o filme fez bastante sucesso por causa de uma sequência em especial: as corridas de Podrace.

Na história, para Anakin conseguir liberdade e poder ir treinar com os cavaleiros Jedi, ele foi obrigado a ganhar uma corrida de Podrace contra Sebulba. Usando os poderes da Força, o garoto conseguiu a vitória e pôde deixar o planeta de Tatooine para seguir adiante na narrativa.

O detalhe é que as corridas fizeram tanto sucesso que ganharam sequências separadas lançadas pela Lucas Arts, além de jogo de um jogo de videogame bastante bem feito.

Por que estou contando a história do filme? É que trago uma boa notícia para quem já sonhou em se tornar um piloto Jedi. Na Inglaterra, há alguns anos surgiu um campeonato chamado Fórmula Jedi, cujo objetivo é preparar jovens garotos para pilotar X-Wing e Y-Wing pelo hiperespaço para as principais categorias do automobilismo britânico.

Esse é um carro da F-Jedi, campeonato semiamador da Inglaterra
Esse é um carro da F-Jedi, campeonato semiamador da Inglaterra

Não faço ideia do motivo do campeonato se chamar assim, mas além do próprio nome ele tem alguns outros detalhes curiosos. Por exemplo, os carros usam motores de moto, como o da Yamaha R1 ou o da Suzuki GSXR1000. São chassis tubulares e pesam apenas 325 kg, sem o piloto. Para ver as demais especificações, basta clicar aqui.

A F-Jedi jamais revelou algum piloto famoso – além de Anakin Skywalker –, mas ela ficou em evidência no noticiário nesta semana porque o vice-campeão de 2011, James Fletcher, acertou para disputar a USF2000 pela fortíssima equipe Cape/Wayne Taylor.

O campeonato de 2013 da F-Jedi começa no dia 6 de abril, em Rockingham. Até lá, para quem não gosta de esperar, é possível jogar o game oficial no site deles. É um pouco divertido e uma boa maneira de você matar cinco minutos de sua vida. Do contrário, você pode baixar por aí e jogar o Star Wars Episode I: Racer e se divertir muito mais nas corridas de Podracer.

Abaixo você pode ver a tal corrida do filme Star Wars: