Quando Thiago Camilo conquistou a vitória na Corrida do Milhão da Stock Car, em dezembro de 2012, o piloto brincou ao dizer “quer saber como ganhar R$ 1 milhão em dois segundos? Pergunta lá no posto Ipiranga”, em referência ao slogan usado pelo próprio patrocinador nos comercias de televisão.

Naquela corrida, o piloto da RCM abriu a última volta ainda brigando por um lugar entre os cinco primeiros, mas acabou ficando com a vitória, quando o então líder Cacá Bueno teve uma pane seca na última curva. Daí o tal milhão em dois segundos.

Neste fim de semana, o Grande Prêmio, site para o qual trabalho, me mandou para Penha, em Santa Catarina, para cobrir o Desafio das Estrelas, aquela prova de kart promovida por Felipe Massa e que conta com a presença de diversos pilotos com passagem pela F1. Como eu nunca tinha vindo para esse lado do Brasil, resolvi testar a tática de Camilo e só parar para pedir informações em postos Ipiranga. Afinal, eu fiquei curioso para saber se esse negócio de perguntar no posto Ipiranga funciona.

O que eu posso dizer depois de um tumultuado dia de viagem é que realmente dá certo. Pode confiar. Infelizmente, ainda não descobri como ganhar R$ 1 milhão em dois segundos, mas tive resposta para todas as outras coisas que precisei perguntar.

A primeira delas foi logo na chegada a Penha, quando queríamos saber qual o caminho para chegar ao Beto Carrero World, onde está acontecendo o evento de Massa. Na verdade, só precisávamos seguir reto na rua em que estávamos e por isso conseguimos encontrar o local sem maiores sobressaltos.

Bem mais tarde, ainda na sexta-feira, dia 11, encontramos um posto Ipiranga na cidade de Itajaí. Como já era de madrugada, perguntamos onde tinha um lugar aberto a aquela hora para comer. O funcionário indicou algumas opções na cidade e ainda explicou mais ou menos como usar as três entradas de Itajaí via BR 101.

Digamos que tenha dado certo. Aliás, além da refeição, a explicação do funcionário ainda fez com que a gente conseguisse voltar para o hotel sem maiores problemas.

Bom, depois disso, só posso concluir uma coisa. No próximo posto que eu encontrar, certamente vou perguntar como ficar milionário para seguir o exemplo de Thiago Camilo.