Nome de campeão

Será que o nome é fundamental para decidir o sucesso de um piloto?
Será que o nome é fundamental para decidir o sucesso de um piloto?

Emerson, Nelson e Ayrton. Os únicos brasileiros campeões da F1 até hoje tinham uma coincidência em seus nomes: eles terminavam com as letras ‘ON’. Por causa disso, talvez você já tenha ouvido por aí que a falta de títulos do país no principal campeonato do automobilismo mundial é justamente por causa do nome de seus representantes.

Assim, para os supersticiosos, como mais nenhum ‘ON’ chegou à F1, evidentemente não tivemos mais campeões. Ou seja, vai ver que se o piloto da Ferrari se chamasse Felipon Massa ele teria ganhado aquela decisão de Interlagos, em 2008, quando Lewis Hamilton ultrapassou Timo Glock nas últimas curvas para ficar com a taça.

Brincadeira à parte, vamos supor que essa questão de nome realmente esteja correta, e o Brasil só vai voltar a triunfar na F1 quando tivermos um piloto terminado em ‘ON’. Será que há alguma chance de isso acontecer em breve?

Bom, se você é supersticioso, trago uma péssima notícia. Nas categorias de base, até onde eu consigo lembrar, não há nenhum representante brasileiro com esse nome.

Para piorar um pouco, fiz um levantamento entre os kartistas, e a situação não é muito melhor. Para isso, peguei a lista de inscritos das oito edições do Super Kart Brasil e fui ver se por lá tem alguém com o ‘ON’ no fim do nome.

Talvez Johilton Pavlak tenha sido a última esperança de título do Brasil
Talvez Johilton Pavlak tenha sido a última esperança de título do Brasil

Antes de falar do resultado, explico por que escolhi o SKB. Como esse campeonato acontece mais de uma vez por ano, a chance de algum piloto ter participado dele é maior. Eu precisava ter uma base para fazer o levantamento e por isso optei esse torneio, mas nada me impediria de usar, por exemplo, o Campeonato Brasileiro, a Copa das Federações ou a Copa Pé de Chumbo.

Dito isso, encontrei três ‘ON’s que participaram do SKB. O primeiro deles foi o próprio Nelsinho Piquet, que até já teve uma passagem pela F1. Mas como ele saiu do campeonato de maneira atribulada e já declarou que o futuro está na Nascar, não acredito em um eventual retorno, quanto mais em título.

O segundo piloto é Edilson Santiago, que disputou a categoria Super Sênior em uma das edições. O problema é que nessa divisão os competidores têm mais de 35 anos, então já é tarde para pensar em fazer carreira rumo à F1.

Por fim, há um Wilson Jr, que participou da quarta edição do SKB, em Registro, na categoria Graduados. Na ocasião ele não foi muito bem ao terminar em 13º entre os 15 participantes. Não sei o que aconteceu com ele depois disso, mas um piloto de mesmo nome disputou três etapas da Copa Montana, em 2011, abandonando todas. Só não sei dizer se é a mesma pessoa.

Com isso, podemos concluir que estamos perdidos se depender da questão nominal.

Mas ainda há esperança. Antes de ser extinta, a F-Futuro teve um piloto chamado Johilton Pavlak. O representante do Rio Grande do Norte disputou 18 corridas, conquistou uma vitória, mas parou de correr por ter ficado sem patrocínio.

Outra opção é apostarmos em Ólin Galli, que é considerado uma das principais promessas do esporte a motor brasileiro, após ter conquistado bons resultados no kartismo. Assim, ele só precisa mudar o nome para On Galli e certamente se tornará favorito absoluto a tudo o que disputar.

UPDATE: Como lembrado pela Bruna Lira no Twitter, há um piloto no Sul chamado Ramon Matias, que até chegou a disputar algumas etapas da F3 Sudamericana em 2012. No entanto, também se trata de um veterano, com uma longa passagem pelo automobilismo do RS, tendo vencido duas vezes o título da F-Gaúcha 1.6. Talvez no caso dele ainda dê tempo de chegar a F1. Vai saber…

5 comentários sobre “Nome de campeão

  1. É por isso Giacomelli que eu torço pro hamiltON, numa disputa de freada entre Massa e Hamilton, não tem jeito, eu sou hamiltON, pra mim, o melhor piloto da atualidade….é o Senna reencarnado afro-descendente….muito boa a sua reportagem, abraços
    Edson Gomes

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s