O dia em que Sebastian Vettel correu na F3 Espanhola

Sebastian Vettel terminou em terceiro na estreia na Espanha
Sebastian Vettel terminou em terceiro na estreia na Espanha

Se tem uma categoria que vem crescendo nos últimos anos é a F3 Open, antiga F3 Espanhola. Com um custo muito menor que os demais certames da modalidade, o campeonato conseguiu atrair, em 2012, um grid de quase 30 carros em todas as etapas e promete ainda mais competidores para este ano.

É verdade que o nível dos atletas está um pouco abaixo do encontrado nas demais F3, mas sem dúvida a Open é um oásis nos grids cada vez mais desertos das diferentes F3.

Curiosamente, quem percebeu como esse campeonato era legal antes mesmo de se tornar popular foi o hoje tricampeão da F1 Sebastian Vettel. No ano de 2005, o agora piloto da Red Bull foi escalado para participar da etapa de Albacete da modalidade como uma forma de acelerar o processo de adaptação aos carros mais velozes.

Naquele momento, a carreira do germânico ainda enfrentava altos e baixos. O piloto vinha de um título dominante na F-BMW Alemã, quando venceu 18 das 20 corridas em que participou. No entanto, a adaptação em um F3 estava sendo muito mais lenta que o esperado. Das primeiras oito provas que disputou na F3 Euro de 2005, Sebastian pontuou apenas em duas.

Por isso, a Red Bull resolveu agir. Aproveitando o intervalo de quase um mês entre as etapas de Mônaco e de Oschersleben, a empresa rubro-taurina resolveu preencher a agenda do germânico para que ele acumulasse mais quilometragem. Assim, nesse tempo livre, Vettel foi escalado para correr na etapa de Albacete da F3 Espanhola e no Masters de F3.

O alemão guiou o carro número 3 da Racing Engineering
O alemão guiou o carro número 3 da Racing Engineering

No campeonato ibérico, a empresa austríaca fechou um acordo com a poderosa Racing Engineering, que passaria a inscrever um carro extra para o alemão. Nos primeiros treinos, o germânico chamou a atenção por rapidamente se entrosar com os mecânicos e perguntar praticamente tudo sobre o funcionamento do carro.

Ainda se adaptando à pista, o alemão conseguiu o quinto lugar no grid de largada. O piloto manteve a posição no começo da prova, mas conseguiu ultrapassar Andy Soucek – que viria a ser o campeão daquele ano – na 11ª volta. Depois disso, ainda contou com a sorte para avançar ao terceiro posto após o abandono de Álvaro Barba.

Vettel, por fim, grudou no segundo colocado, mas não conseguiu a ultrapassagem, fechando a prova apenas 0s4 atrás de José Manuel Pérez-Aicart. O vencedor foi Javier Villa, também da Racing Engineering, que anos mais tarde ficaria conhecido por militar na GP2.

Após o pódio, Vettel ainda aproveitou para mostrar à equipe que havia aprendido algumas palavras em espanhol antes de se despedir.

O resultado em Albacete, aliás, pareceu ter dado resultado nos planos da Red Bull, já que o germânico voltou a pontuar na etapa de Oschersleben da F3 Euro. Até o fim daquele campeonato, o piloto ainda conseguiu subir ao pódio em seis oportunidades, mostrando que finalmente estava completamente adaptado aos carros mais velozes.

3 comentários sobre “O dia em que Sebastian Vettel correu na F3 Espanhola

  1. Muito legal. Mas fiquei querendo saber mais sobre a carreira dos primeiros colocados. Lembro de ter visto o Villa andando no fundão da Gp2…

    Curtir

    1. Boa pergunta, precisei pesquisar aqui para responder.

      O Villa até que foi bem na GP2, terminando em quinto, em 2007, pela mesma Racing Engineering. Depois de quatro anos, ele desistiu dos monopostos e foi campeão do Mini Challenge espanhol. Também disputou o WTCC e a Nascar Europeia.

      José Manuel Pérez Aicart já era um veterano da F3. Depois de 2005, ele largou os monopostos e foi correr de GT, mas não disputa uma prova desde 2009.

      Quem teve mais sucesso, tirando Vettel, obviamente, foi o Andy Soucek. Ele correu alguns anos na GP2, depois foi campeão da F2, em 2009, passou pela F-Superliga e até chegou a ser especulado na F1, mas deu em nada.

      Curtir

      1. Valeu pelas informações.Mudando de assunto Felipe, vc curte automobilismo virtual? Gostaria de deixar de sugestão um post sobre o assunto[ falando dos games, claro que li recentemente aqui sobre o piloto que ganhou o campeonato de playstation e tá indo pra F3}. De repente até rola marcar uns pegas online entre os frequentadores o blog.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s