
O mês de janeiro geralmente não é o favorito entre os fãs do automobilismo. Neste momento, ainda faltam mais de quatro meses até o início das corridas na Europa e um pouco menos para que a Indy e a F1 comecem. Até mesmo a Nascar, que compete em quase todos os fins de semana do ano, tira uma folga e tudo o que realiza são alguns treinos coletivos sem importância em Daytona.
Para quem fica com saudades dos carros de corrida, trago uma boa notícia. O mês de janeiro não é tão parado quanto muita gente pensa.
Tradicionalmente, o rali Dakar é a primeira competição do ano. No entanto, ao contrário das últimas edições, dessa vez o evento não começa já no dia 1º. Os carros só começam a atravessar a América do Sul a partir do dia 5 e ao longo de duas longas semanas de disputa.
Já as competições no asfalto começam logo no segundo fim de semana do ano, entre os dias 12 e 13 de janeiro. Para quem gosta de corridas festivas e lotadas de nomes famosos, o Desafio das Estrelas, de Felipe Massa, acontece nesses dias.
Embora estejamos falando da edição de 2012, a competição foi adiada para 2013 para poder atrair alguns famosos do esporte a motor mundial. Entre aqueles que já confirmaram participação estão Fernando Alonso, Pastor Maldonado, Vitantonio Liuzzi, Nelsinho Piquet, Pietro Fittipaldi e, obviamente, Felipe Massa.

Por outro lado, para quem prefere campeonatos de verdade, a Toyota Racing Series terá a rodada de abertura nesse mesmo fim de semana, em Teretonga. Esse campeonato, lotado de garotos que tentam fazer carreira no esporte a motor – como os brasileiros Pipo Derani e Bruno Bonifácio –, acontece em cinco semanas consecutivas e terá seu campeão conhecido após 15 corridas, no GP da Nova Zelândia, em Manfield.
Enquanto a Toyota Racing Series acontece, outro campeonato que acontece é o F3 Brazil Open. No entanto, ao contrário do torneio da Nova Zelândia, o evento brasileiro é disputado em um único fim de semana, ao longo de quatro corridas. O campeão é aquele que chegar na frente na grande final. Até o momento, Felipe Guimarães e o venezuelano Roberto La Rocca são os principais nomes confirmados. O torneio está marcado de 17 a 20 de janeiro como parte das comemorações pelo aniversário da cidade de São Paulo.
Muito mais importante que o F3 Open, são as 24 Horas de Daytona, etapa que abre a temporada da Grand-Am. Em 2013, são 15 brasileiros confirmados, além de algumas das principais estrelas do automobilismo mundial, como Juan Pablo Montoya, Sébastien Bourdais e Allan McNish. A corrida começa no dia 26 e termina no dia 27.
Para encerrar, o mês de janeiro ainda é marcado pelo início dos lançamentos dos carros da F1. A Force India, por exemplo, já agendou o seu para o dia 31, sendo que a Caterham deve exibir o novo modelo ainda antes, assim como a Ferrari, que gosta de ser tradicionalmente a primeira. Os lançamentos dos carros continuam até a primeira semana de fevereiro, já que os treinos coletivos de 2013 começam no dia 5 de fevereiro, em Jerez de la Frontera.
Um pouco antes, no dia 1º de fevereiro, a MRF 2000 – que já foi assunto aqui do blog, basta clicar aqui para relembrar – realiza a terceira etapa da temporada, no autódromo indiano de Chennai, com os brasileiros Gustavo Myasava e Henrique Baptista.
Na terça-feira, dia 5, é a vez do campeonato de inverno da USF2000, que começa em Homestead-Miami e termina em Palm Beach. Com duas etapas na mesma semana. Depois disso, a Nascar dá a largada para a temporada normal na semana seguinte, quando voltamos à programação normal.
Tá rolando o Janner Rally, primeira etapa do FIA ERC, na Áustria http://www.fiaerc.com/
CurtirCurtir
Não vejo a hora de assistir as 24h de daytona. Bom texto !
CurtirCurtir