O que acontece no automobilismo em janeiro

Oswaldo Negri A.J Allmendinger 24 Horas de Daytona
As 24 Horas de Daytona é o carro chefe da programação de janeiro

O mês de janeiro geralmente não é o favorito entre os fãs do automobilismo. Neste momento, ainda faltam mais de quatro meses até o início das corridas na Europa e um pouco menos para que a Indy e a F1 comecem. Até mesmo a Nascar, que compete em quase todos os fins de semana do ano, tira uma folga e tudo o que realiza são alguns treinos coletivos sem importância em Daytona.

Para quem fica com saudades dos carros de corrida, trago uma boa notícia. O mês de janeiro não é tão parado quanto muita gente pensa.

Tradicionalmente, o rali Dakar é a primeira competição do ano. No entanto, ao contrário das últimas edições, dessa vez o evento não começa já no dia 1º. Os carros só começam a atravessar a América do Sul a partir do dia 5 e ao longo de duas longas semanas de disputa.

Já as competições no asfalto começam logo no segundo fim de semana do ano, entre os dias 12 e 13 de janeiro. Para quem gosta de corridas festivas e lotadas de nomes famosos, o Desafio das Estrelas, de Felipe Massa, acontece nesses dias.

Embora estejamos falando da edição de 2012, a competição foi adiada para 2013 para poder atrair alguns famosos do esporte a motor mundial. Entre aqueles que já confirmaram participação estão Fernando Alonso, Pastor Maldonado, Vitantonio Liuzzi, Nelsinho Piquet, Pietro Fittipaldi e, obviamente, Felipe Massa.

Equipe Gilles Toyota Racing Series
Mas a Toyota Racing Series é a melhor opção para quem gosta de competições completas

Por outro lado, para quem prefere campeonatos de verdade, a Toyota Racing Series terá a rodada de abertura nesse mesmo fim de semana, em Teretonga. Esse campeonato, lotado de garotos que tentam fazer carreira no esporte a motor – como os brasileiros Pipo Derani e Bruno Bonifácio –, acontece em cinco semanas consecutivas e terá seu campeão conhecido após 15 corridas, no GP da Nova Zelândia, em Manfield.

Enquanto a Toyota Racing Series acontece, outro campeonato que acontece é o F3 Brazil Open. No entanto, ao contrário do torneio da Nova Zelândia, o evento brasileiro é disputado em um único fim de semana, ao longo de quatro corridas. O campeão é aquele que chegar na frente na grande final. Até o momento, Felipe Guimarães e o venezuelano Roberto La Rocca são os principais nomes confirmados. O torneio está marcado de 17 a 20 de janeiro como parte das comemorações pelo aniversário da cidade de São Paulo.

Muito mais importante que o F3 Open, são as 24 Horas de Daytona, etapa que abre a temporada da Grand-Am. Em 2013, são 15 brasileiros confirmados, além de algumas das principais estrelas do automobilismo mundial, como Juan Pablo Montoya, Sébastien Bourdais e Allan McNish. A corrida começa no dia 26 e termina no dia 27.

Para encerrar, o mês de janeiro ainda é marcado pelo início dos lançamentos dos carros da F1. A Force India, por exemplo, já agendou o seu para o dia 31, sendo que a Caterham deve exibir o novo modelo ainda antes, assim como a Ferrari, que gosta de ser tradicionalmente a primeira. Os lançamentos dos carros continuam até a primeira semana de fevereiro, já que os treinos coletivos de 2013 começam no dia 5 de fevereiro, em Jerez de la Frontera.

Um pouco antes, no dia 1º de fevereiro, a MRF 2000 – que já foi assunto aqui do blog, basta clicar aqui para relembrar – realiza a terceira etapa da temporada, no autódromo indiano de Chennai, com os brasileiros Gustavo Myasava e Henrique Baptista.

Na terça-feira, dia 5, é a vez do campeonato de inverno da USF2000, que começa em Homestead-Miami e termina em Palm Beach. Com duas etapas na mesma semana. Depois disso, a Nascar dá a largada para a temporada normal na semana seguinte, quando voltamos à programação normal.

2 comentários sobre “O que acontece no automobilismo em janeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s