Jann Mardenborough pode revolucionar o automobilismo em 2013
Jann Mardenborough pode revolucionar o automobilismo em 2013

Jann Mardenborough. Guarde bem este nome. O garoto de apenas 20 anos pode iniciar em 2013 uma verdadeira revolução no automobilismo. Depois de uma boa temporada no campeonato britânico de GT, o galês andou testando com a Carlin e pode assinar contrato com a equipe para a próxima temporada da F3 Inglesa.

Mas não é apenas essa mudança de categoria que o torna especial, evidentemente. A grande revolução é porque Jann é um dos integrantes do GT Academy, aquele programa criado pela Nissan em parceria com a Sony e com o Playstation para revelar jovens pilotos a partir do jogo Gran Turismo. Eu escrevi um post no início do ano explicando como esse programa funciona, basta clicar aqui para relembrar.

Como integrante do GT Academy, Mardenborough foi escalado pela Nissan para participar em 2012 da Blancpain Endurance Series e do campeonato britânico de GT, onde terminou com o vice-campeonato, mas foi a grande sensação da temporada.

A boa fase fez com que a montadora japonesa o promovesse para o programa do Mundial de Endurance (WEC), onde ele deve pilotar um dos carros da Signatech, na categoria LMP2, em 2013. Para ele se acostumar aos carros mais potentes e com alta downforce, a solução encontrada pela empresa foi marcar uma série de testes com um carro da F3 da Carlin durante a pós-temporada.

Só que o desempenho do garoto foi tão bom, que Trevor Carlin entrou em contato com a Nissan para tentar convencer a montadora de liberar Mardenborough por um ano, para que ele pudesse competir na F3 Inglesa e, quem sabe, seguir carreira nos monopostos.

Com isso, pela primeira vez um piloto descoberto no ambiente virtual tem chance real de percorrer o caminho dos monopostos e brigar por uma vaga nas principais categorias do automobilismo mundial, incluindo até mesmo a F1.

Mardenborough testou com o carro da Carlin usado na F3 Inglesa até 2011
Mardenborough testou com o carro da Carlin usado na F3 Inglesa até 2011

Por isso, todo o mundo vai estar de olho em Mardenborough em 2013. Se o garoto realmente competir na F3, tiver um mínimo de sucesso e conseguir dar prosseguimento à carreira, uma série de paradigmas no esporte a motor poderão ser quebrados. Isto é, todo o percurso que um jovem faz hoje do kart às categorias menores poderá ser questionado.

Não estou dizendo que o sucesso de Jann pode ser o fim do kartismo. Pelo contrário, o que podemos vez nos próximos anos são as equipes dando cada vez mais espaço a garotos descobertos no videogame. Por exemplo, uma escuderia da F-Renault pode fechar uma parceria com alguma produtora de jogos e lançar um game – ou aproveitar algum do mercado como Forza, Burnout, Grid ou Need for Speed – para descobrir novos atletas.

A partir daí, o time seleciona alguns finalistas, leva-os à pista e faz uma série de testes físicos e de pilotagem em um carro. Com isso, dois jovens são selecionados e passam a integrar o plantel da escuderia na temporada seguinte, podendo até mesmo serem companheiros de alguém vindo do kart.

Essa é uma situação que pode acontecer ano após ano, contando também com a evolução dos softwares e dos videogames. Com isso, pode ser que em algum momento um piloto muito talentoso seja descoberto, podendo chegar à F1, Indy, DTM e etc.

E qual a grande vantagem desse processo? O custo. Correr de kart é caríssimo, e muitas empresas envolvidas no esporte não têm o menor interesse em diminuir o custo. Por outro lado, para jogar videogame, os garotos precisam adquirir apenas a televisão, o game, o volante/pedal e ter uma boa conexão com a internet, além de eventualmente precisar pagar uma taxa de subscriber para participar de um determinado programa similar ao GT Academy (que é de graça).

Como consequência, o campo de observação é muito maior. A edição de 2011 do GT Academy USA, por exemplo, teve 53 mil participantes e apenas um vencedor foi filtrado. Imagina o custo que uma equipe teria para analisar dezenas de milhares de kartista para tentar fechar contrato com o mais promissor?

É por isso que o sucesso de Mardenborough em 2013 é tão importante. Se ele alcançar bons resultados, a maneira como conhecemos o automobilismo de base pode mudar extraordinariamente, aproximando o mundo real ao ambiente virtual.

A gente vai poder começar a conferir o desempenho de Jann, a partir de janeiro, na Toyota Racing Series, quando ele competirá contra alguns dos jovens pilotos mais promissores da atual geração, como Felix Serralles, Lucas Auer e os brasileiros Pipo Derani e Bruno Bonifácio.