Para variar um pouco, Robin Frijns foi campeão

O que falar sobre Robin Frijns? Aos 21 anos, o holandês já conquistou tudo o que podia nas categorias de base. Foi campeão da F-BMW Europeia, em 2010, conquistou a F-Renault na temporada passada e agora se sagrou campeão da World Series by Renault.

Se antes era um desconhecido, agora o neerlandês já é nome certo na lista de qualquer equipe. Afinal, Frijns literalmente correu contra tudo e contra todos nos últimos anos e ganhou. Ano passado eu até escrevi um texto sobre ele aqui no World of Motorsportbasta clicar aqui para relembrar – e relendo-o agora até fico espantado com a precocidade que o garoto atingiu.

Dito isso, agora só resta uma dúvida: o que falta para o holandês? Na verdade, o piloto já deu a resposta neste fim de semana. Antes mesmo de ir à pista para conquistar o título da World Series, Robin afirmou que está negociando com algumas equipes da F1 – especialmente a Sauber – para o próximo ano, mas como não tem dinheiro precisa que algum time resolva apostar no talento.

Para isso, a primeira chance de impressionar acontece no mês de novembro, em Abu Dhabi, quando participará do treino dos novatos. Lá na Marina de Yas, Frijns tem todas as chances do mundo de garantir um lugar cativo no coração das equipes. Em primeiro lugar, ele vai treinar pela própria Sauber, onde terá uma espécie de confronto direto com Esteban Gutiérrez.

Embora ainda não tenha havido anúncio oficial, o mexicano deve estar garantido na equipe suíça em 2013 justamente pelo patrocínio da Telmex. Assim, se Frijns conseguir um rendimento melhor – e um entrosamento bom com os integrantes do time – ele pode arrumar uma vaga para o próximo ano. Seja de reserva na escuderia suíça – que também deverá ter Nico Hülkenberg –, seja de titular em outro time.

Mesmo com tanto sucesso, a falta de patrocinadores no carro de Frijns é notável (o F é de Frijns, da família dele)

Mas essa não é a maior chance de o piloto impressionar. Ele também vai testar o carro da Red Bull, já que a equipe austríaca oferece como prêmio ao campeão da World Series by Renault a participação no treino dos novatos. Como a Ferrari não estará na atividade por já ter andado em Magny-Cours, na pior das hipóteses, Frijns só terá como adversários os pilotos da McLaren.

É claro que essa previsão é um pouco otimista demais. Afinal, o garoto acabou de vencer a World Series e nada garante uma boa adaptação na F1. No entanto, estamos falando de um piloto que conquistou três títulos consecutivos em campeonatos de grande escalão, sendo duas vezes como novato. Ou seja, se acostumar com o equipamento não parece ser problema para ele.

De qualquer forma, independentemente do resultado que consiga em Abu Dhabi, dificilmente o holandês estará a pé em 2013. A hipótese mais provável é que ele tenha um bom rendimento nos treinos e arrume uma vaga de reserva – com participação às sextas-feiras – ou até mesmo de titular em um time menor da F1.

Com isso, não deverá ser tão difícil conseguir alguns patrocinadores holandeses, já que o último representante do país na F1 foi Christijan Albers e por lá há interesse no esporte a motor.

Mas se tudo isso der errado, alguém, em alguma categoria, provavelmente estará disposto a dar uma chance ao jovem holandês. Afinal, quem seria louco de abrir mão de um dos jovens pilotos mais badalados dos últimos tempos?