Bruno Bonifácio na F-Renault Alps

Bruno Bonifácio já testou com os caros da Prema na F-Renault

A já grande delegação brasileira na F-Renault Alps ganhará um reforço na próxima etapa, em Mugello. Além de Guilherme Silva, Victor Franzoni, Felipe Fraga e Gustavo Lima, quem também estará no circuito italiano, no início de outubro, será Bruno Bonifácio, que atualmente disputa a F-Abarth.

O piloto paulista vai competir na nova categoria pela equipe italiana Prema, a mesma para quem correr no certame italiano. Na verdade, a escuderia decidiu voltar a participar da F-Renault em 2013 e por isso já começou a preparação. Além de Bonifácio, o time também terá o italiano Luca Ghiotto.

Normalmente, eu costumo dizer que essas experiências em outras categorias são uma boa referência para saber como anda o desenvolvimento de um atleta. Afinal, Bruno passou o ano competindo na Itália e não teve contato com os demais pilotos de sua geração. Então, agora seria a hora de ele mostrar na pista que patamar está com relação não só aos conterrâneos, mas também a alguns dos mais badalados pilotos das categorias de base.

Gabriel Casagrande terá um novo companheiro de equipe em Zandvoort

Só que no caso do brasileiro, mesmo um resultado ruim não estragaria o bom ano de 2012. Nos dois campeonatos em que disputou, Bonifácio teve bastante destaque. Na Toyota Racing Series, em janeiro, o piloto se mostrou um dos mais rápidos nos treinos livres, embora não tenha conseguido transformar essa velocidade em pontos, fazendo uma campanha bastante irregular.

Depois, mesmo tendo se complicado na disputa pelo título da F-Abarth (está 39 pontos atrás do líder Nicolas Costa, mas apenas 58 em jogo), o brasileiro foi bastante consistente, tendo brigado por pole-position e pódios em todas as provas.

Assim, eu vejo essa participação na F-Renault como uma forma de definir onde competir em 2013. Se ele chegar a Mugello e perceber que está no mesmo patamar dos demais pilotos, então será muito mais fácil fazer a transição para um campeonato maior, como uma F3, por exemplo. Do contrário, pensar em disputar a própria F-Renault no próximo ano também é uma boa escolha, visto que o campeonato está cada vez mais valorizado.

Quem vive situação parecida é Gabriel Casagrande. O paranaense da F-Renault NEC terá pela primeira vez em 2012 um companheiro de equipe, neste fim de semana, em Zandvoort. O brasileiro vai dividir a equipe com o polonês Tomasz Krzeminski, que já tem certa experiência nas categorias de base, mas nunca teve qualquer tipo de destaque.

A comparação com Krzeminski vai servir para responder algumas perguntas sobre o desempenho de Casagrande em 2012. Será que o brasileiro realmente pegou uma equipe pequena e conseguiu levá-la a brigar por pole-position e pódios ou a equipe de Mark Burdett montou um verdadeiro foguete e qualquer piloto pode ir bem com o equipamento?

Um comentário sobre “Bruno Bonifácio na F-Renault Alps

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s