
Milagrosamente estou de férias. Acho essa uma época do ano legal em que a gente não é obrigado a fazer nada. Podemos acordar tarde e enrolar um tempão para descobrir como matar as próximas horas e horas livres. É um esforço tremendo, digamos.
Para passar todo esse tempo, tem gente que gosta de viajar, conhecer lugares novos, tirar um monte de foto para o Facebook, ficar bêbado e tal. Eu não tenho dinheiro, então não vou viajar. Quero dizer, vou atravessar a rua e do jeito que sou sedentário esse já poderá ser considerado um grande passeio.
Por que estou contando tudo isso? Não sei e é tudo mentira. Mas se eu pudesse escolher um lugar para viajar seria a Austrália. Deve ser legal entrar em um bar em Sydney e encontrar um canguru e um coala na mesa ao lado. Também há outras coisas interessantes para se fazer por lá. A atração mais famosa de todas, claro, é a Opera House. Também tem a Harbour Bridge, os museus e mais alguns pontos turísticos.
Outra atração legal é a V8 Supercars. Já que você está na Austrália pode assistir a alguma corrida do campeonato mais famoso da Oceania. Obviamente, por o World of Motorsport ser um blog sobre o automobilismo, é claro que ver a V8 seria o auge da viagem.
O problema é que tem uma particularidade terrível no calendário. A próxima etapa, marcada para os dias 25 e 26 de agosto, acontece no Sydney Motorsport Park. Aí você pensa: “Me dei bem, já estou aqui na cidade, vou ver a corrida”. Só que ela não acontece dentro da cidade de Sydney. É em Eastern Creek, uma pista localizada na região metropolitana.

Até aí, sem maiores problemas. Se você comprar ingresso e perguntar para alguém onde é a corrida da V8, vão indicar o caminho para Eastern Creek, certo? Então, é aí que está o perigo. A cidade de Sydney também recebe uma rodada da categoria, em um tal de Homebush Street Circuit. Ou seja, cuidado se você estiver pela Austrália e quiser assistir a uma corrida. Pode acabar se perdendo.
Curiosamente, por mais legal que o autódromo de Eastern Creek seja, o melhor lugar para assistir a uma corrida em Sydney é no Parque Olímpico. Depois dos jogos de 2000, toda aquela estrutura ficou lá construída e de certa forma abandonada. A solução encontrada para movimentar a região foi fazer uma corrida de carro nas ruas do próprio Parque.
Ou seja, no final do ano, a temporada da V8 Supercars tem o campeão conhecido pelas ruazinhas estreitas e curvas de 90º que ligam estádios, ginásios e parque aquáticos. Tem ano que é um verdadeiro salve-se quem puder, principalmente quando chove.
O interessante de tudo isso não é dizer como a Austrália é um país bonito. E, na verdade, existem lugares muito melhores para assistir a uma corrida da V8, como Surfers Paradise ou Barthurst. O importante é ver como o automobilismo surgiu em um lugar que não foi feito para ele.
É óbvio que em qualquer país do mundo as obras olímpicas vão ser mal aproveitadas depois dos Jogos. Fora um final de semana ou outro durante o ano, a maioria das estruturas fica abandonada, por isso é necessário criar algumas coisas para essas áreas.
No Brasil acontece o contrário. O autódromo de Jacarepaguá está sendo destruído para criação das arenas olímpicas. Mas e depois dos jogos, faz o que com as estruturas? Enquanto isso, por mais problemas que o autódromo tivesse, eram ao menos quatro ou cinco categorias nacionais por ano o ocupando.
Uma boa idéia para esse pessoal que constróem esses elefantes brancos olímpicos seria justamente pensar em um projeto que previsse uma pista para corridas após o evento, que poudesse servir ao menos categorias regionais e algumas nacionais, bem como outros esportes não olímpicos…
CurtirCurtir