Por que Kimi Raikkonen é o piloto a ser batido em 2012

Kimi Raikkonen comemorou ao ser apontado como favorito em 2012

A Lotus tem sido um dos grandes destaques da temporada 2012 da F1. Depois de substituir Robert Kubica aos 45 do segundo tempo, no último ano, e não se encontrar com Nick Heidfeld, Vitaly Petrov e Bruno Senna, a equipe inglesa apostou em uma reformulação para o novo campeonato, que tem dado resultado.

Em 11 etapas disputadas até agora, os carros aurinegros têm constantemente se colocado na briga por pódios e vitórias, embora Kimi Raikkonen e Romain Grosjean ainda não tenham conseguido chegar ao lugar mais alto do pódio.

Na tabela de pontos, o finlandês é o mais bem classificado. Ocupa o quinto posto, com 116 pontos, tendo já conquistado três segundos lugares e dois terceiros. Romain Grosjean vem um pouco mais atrás, com 76 pontos, além de um segundo lugar e dois terceiros.

Dito isso, se eu fosse apostar em alguém nessa segunda metade da temporada da F1 seria em Raikkonen. Mesmo ocupando apenas a quinta colocação, o finlandês está apenas 48 pontos atrás do líder Fernando Alonso. Uma diferença que é, sim, possível de ser retirarada nas nove etapas que restam.

Para ficar ainda mais confiante, historicamente Kimi tem um desempenho melhor na segunda metade da temporada. O World of Motorsport fez um levantamento que aponta uma melhora no rendimento do finlandês na parte final e decisiva do campeonato. Das nove temporadas completas que o piloto disputou da F1, em cinco o rendimento é melhor na segunda parte do ano.

Confira abaixo o desempenho de Kimi Raikkonen:

Agora vale algumas explicações. Esse cálculo não é preciso. Muitas das temporadas disputas por Raikkonen tiveram um número ímpar de etapas. Nesse caso, eu priorizei a primeira metade do campeonato. Ou seja, em um ano com 17 corridas, considerei nove etapas na primeira parte e oito na segunda. Fiz isso para não chegar à conclusão de que ele pontua mais na segunda metade a partir de um dado distorcido de número de corridas. Se ele correu mais, é natural que ele marcasse mais pontos. Portanto, dessa forma fica mais equilibrado.

Em segundo lugar, é difícil analisar o desempenho de uma equipe no final da temporada. Times que não têm mais chance de título costumam deixar o desenvolvimento do equipamento de lado para priorizar o carro do ano seguinte. Isso, obviamente, afeta o desempenho dos pilotos.

Outra coisa interessante é o desempenho de Kimi em Spa-Francorchamps. O finlandês já correu sete vezes por lá na carreira. Abandonou as duas primeiras, venceu quatro e bateu em 2008, naquela polêmica prova quando foi superado por Lewis Hamilton, mas o inglês havia cortado uma chicane para fazer a ultrapassagem. Como a etapa belga acontece na segunda metade do ano, naturalmente ela dá uma levantada nas estatísticas do nórdico.

Eu também coloquei uma estatística sobre os pontos marcados pelo piloto após as férias de verão da F1, mas esse não é um dado muito interessante. Antigamente, havia no máximo quatro ou cinco provas após a paralisação, então era natural que isso não tivesse grande impacto na pontuação final dos competidores. Por outro lado, em 2012, por exemplo, são nove etapas até o fim do ano. Ou seja, Kimi tem muito mais chances de marcar pontos.

Para encerrar, admito que é um exagero ter dito que apostava em Raikkonen. Não vou dizer que é impossível conquistar o título, mas as chances são pequenas. Se quiser levantar a taça, o finlandês precisa começar a vencer corridas urgentemente e ainda torcer por tropeços de Alonso. O problema é que a última vez que a Lotus venceu foi em 2008, com o próprio Fernando Alonso. Assim, para Kimi ter chance de título ele precisaria transformar uma equipe que não vence desde aquela época em uma máquina vitoriosa.

Um comentário sobre “Por que Kimi Raikkonen é o piloto a ser batido em 2012

  1. Que estatística mais sem noção! Vergonhoso chamar isso de estatística! Vá estudar o que é diferença significativa entre grupos, valor de “p” e nível de significância, antes de escrever uma barbaridade dessa!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s