Quem é Patrick Long?

Patrick Long não é um desconhecido no automobilismo, por isso é curioso ver os americanos perguntando “mas quem é esse Patrick Long?”

Jornalismo não é só fazer notícias, reportagens e press-releases. Os jornalistas também são contratados para fazer clipping, que nada mais é que reunir todas as notícias sobre um determinado assunto. Assim, uma empresa contrata um profissional para ler jornais e internet, juntando tudo o que sai sobre ela, sobre a concorrência, sobre o mercado em que está presente e até mesmo fatores geopolíticos relevantes.

Um dos melhores sites para acompanhar a Nascar é o Jayski. A página criada pelo americano Jay Adamczyk nada mais é do que um enorme clipping de tudo o que acontece na principal categoria do turismo americano, mas muito bem organizado e hierarquizado. São poucas as notícias que o Jayski publica feitas por ele mesmo. A maioria é resultados das corridas – montados em um só parágrafo.

Mas, no início da semana, uma pequena notinha foi cunhada pelo próprio site. O título era: “Who is Patrick Long?” ou “Quem é Patrick Long?”

Long ganhou destaque nessa semana, pois está escalado para estrear na Sprint Cup na etapa de Watkins Glen, marcada para o domingo. O americano vai pilotar o carro de número 30, da Inception Racing, no lugar de David Stremme.

Não é algo incomum as equipes escolherem especialistas em circuitos mistos para disputarem as etapas de Sonoma e de Glen. Mas levando em conta que praticamente não há renovação na Sprint Cup, qualquer nome novo chama a atenção. Talvez, depois de ter recebido mensagens e e-mail de torcedores perguntando quem é o novo piloto do carro 30, Jayski resolveu responder a pergunta que dá título a este post.

Outra coisa que pode ter motivado a curiosidade pelo novo piloto é já haver outros Long na Nascar, como Carl Long e Johanna Long. No entanto, não há nenhum parentesco entre os três. De qualquer forma, é curioso ver que muita gente nos Estados Unidos desconhece o americano, sendo que ele corre justamente por lá.

Patrick Long já tem na carreira uma etapa da Nationwide disputada

Para quem não sabe, Long é tricampeão da ALMS, na categoria GT2, pilotando o Porsche da Flying Lizard, além de já ter participado da Grand-Am, LMS e das 24 Horas de Le Mans.

O que talvez você não saiba é que o americano não caiu de paraquedas na Nascar.  Em 2009, ele estava realmente determinado a fazer a transição do Porsche para os stock car. Naquele ano, ele disputou oito entre etapas entre Nascar East e West, conseguindo excelentes resultados. Venceu uma vez, num circuito misto, mas conquistou top-10 com facilidade mesmo em ovais. Porém, o lobby da Porsche foi mais forte e ele acabou ficando na ALMS, mesmo ocupando a quarta colocação na tabela da Nascar East, correndo contra gente como Austin Dillon, Trevor Bayne e Ryan Truex.

Desde então, Long disputou uma etapa da ARCA, no misto de New Jersey – em que venceu –, e outra da Nationwide, no ano retrasado em Road America, quando terminou em 14º depois de liderar duas voltas.

No fim, acho que Patrick Long tem todas as condições de se tornar um piloto frequente em circuitos mistos, assim como foram Boris Said, Ron Fellows e Scott Pruett, alguns anos atrás. Mas só isso. Não o vejo reconsiderando a ideia de se mudar para a Nascar e largar as corridas de longa duração.

Por outro lado, Long pode ajudar a ampliar a base de fãs do endurance nos Estados Unidos. Levando em conta que Brian Vickers também esteve nas 24 Horas de Le Mans deste ano, talvez, com eles tendo algum destaque, algum fã mais fechado da Nascar tenha curiosidade de ver o desempenho deles também nos outros carros.

Quem diria, ele até mesmo já correu em ovais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s