
5 de agosto de 2012. Guarde bem esta data. Neste domingo, Nyck de Vries conquistou a primeira vitória da carreira desde que fez a transição do kartismo para os monopostos. O triunfo aconteceu na pista holandesa de Assen, em etapa válida pela F-Renault Norte-Europeia (NEC). O garoto largou na pole-position e praticamente não teve maiores problemas até a bandeira quadriculada.
Ninguém sabe se De Vries vai vingar e corresponder a toda a expectativa que o cerca. No entanto, se o jovem piloto da McLaren conseguir dar prosseguimento à carreira, esse domingo tem tudo para se tornar um dia histórico para o garoto.
Para quem não sabe, Nyck De Vries é um holandês de 17 anos que tem um contrato com a McLaren similar ao de Lewis Hamilton. Sabe aquela história de o atual companheiro de Jenson Button ter passado por todas as categorias, sempre com o acompanhamento da equipe inglesa, já sendo preparado para estrear na F1? Então, a ideia é que isso se repita com De Vries.
No entanto, até agora o desempenho do jovem neerlandês ainda não chamou a atenção. Embora já tenha conquistado alguns pódios, o garoto está longe da batalha pelo título da F-Renault Eurocup, e a vitória em Assen, na verdade, serviu apenas para dar mais quilometragem no carro da F-Renault.
Mas o que significa o triunfo deste domingo? Será que De Vries está atrás dos demais pilotos da McLaren? Ou o desempenho dele está de acordo com os demais pilotos da equipe inglesa? Para responder a essas perguntas, o World of Motorsport faz uma comparação entre o desempenho de Nyck e dos demais pilotos da escuderia de Woking.
De Vries demorou 15 corridas para vencer pela primeira vez na carreira. O holandês estreou nos monopostos no dia 21 de abril (106 dias atrás) em uma etapa da F-Renault NEC em Hockenheimring. Desde então, disputou oito corrida no certame Europeu e outras sete no Norte-Europeu.

Lewis Hamilton, por sua vez, estreou nos monopostos no final de 2001 quando disputou o campeonato de inverno da extinta F-Renault UK. Foram quatro corridas, mas o atual titular da McLaren não conseguiu subir ao pódio. No ano seguinte, o piloto participou da temporada completa do certame e, no dia 16 de junho de 2002, venceu a etapa de Thruxton depois de largar na pole-position e marcar a melhor volta da prova.
Hamilton, portanto, demorou apenas nove corridas para triunfar pela primeira vez. No entanto, vale lembrar que naquela época não existiam rodadas duplas ou triplas, o seja, o inglês levou mais etapas que De Vries para vencer pela primeira vez. Por outro lado, o holandês teve bem mais chances – por disputar mais corridas – para ganhar uma prova.
Continuando com os jovens pilotos da McLaren, Kevin Magnussen é um caso especial. O dinamarquês estreou nos monopostos com vitória, no dia 3 de maio de 2008, mas ele disputava a F-Ford Dinamarquesa, que não é conhecida por ter um grid competitivo. Somente no final daquele ano é que Magnussen passou a disputar campeonatos europeus. Assim,o primeiro triunfo fora da Dinamarca aconteceu no dia 19 de setembro de 2009, em uma etapa da F-Renault NEC em Nürburgring, na 48ª corrida da carreira ou 30ª em um certame europeu.
Tom Blomqvist teve um início de carreira semelhante. O piloto começou na F-Renault Sueca, vencendo pela primeira vez no dia 23 de agosto de 2008, em Anderstorp. Até então, o britânico já havia disputado sete provas no campeonato, além de outras duas na F-Renault NEC.
A primeira vitória europeia de Blomqvist aconteceria mais tarde naquele ano, na terceira corrida do campeonato de inverno da F-Renault UK, em Rockingham, no dia 7 de novembro, na 21ª prova da carreira. Antes disso, o piloto já havia disputado todas as 14 corridas do campeonato sueco e outras seis no Norte-Europeu.

Nessa comparação com os colegas de McLaren, De Vries aparece em uma posição confortável. O desempenho em campeonatos europeus é melhor que os de Magnussen e Blomqvist em início de carreira, perdendo apenas para Hamilton. Mas o que acontece se compararmos o garoto com as demais revelações holandesas?
A primeira adversária é Beitske Visser, também de 17 anos. A pilota teve um começo parecido com o de Magnussen ao vencer logo na estreia no automobilismo. No ano passado, a garota foi convidada a participar de uma etapa do GT holandês – sendo a única mulher e tendo a metade da idade do segundo competidor mais novo do grid –, vencendo logo de cara.
Nos monopostos, a situação foi um pouco diferente, Beitske comemorou a primeira vitória na sexta corrida da etapa da ADAC Masters, em Zandvoort, no dia 6 de maio deste ano. Ou seja, demorou apenas 36 dias desde a estreia para subir ao degrau mais alto do pódio. Isso sem contar a etapa do GT holandês.
E quanto a Robin Frijns, líder da World Series by Renault e campeão da F-Renault Eurocup e da F-BMW Europeia? O fenômeno holandês bateu todos os recordes. Ele estreou nos monopostos no dia 10 de maio de 2009, em uma etapa da F-BMW Europeia. O primeiro triunfo aconteceu 40 dias depois, em 20 de junho, na primeira corrida de Silverstone. É verdade que essa foi a única vitória da temporada da temporada, mas o garoto acabou chamando a atenção.
Só que Frijns tem um bom argumento ao seu favor: ganhou contra o grid mais difícil de todos. Enquanto os demais pilotos deste post venceram em campeonatos regionais – como o Norte-Europeu –, Robin foi o único a triunfar em um europeu. Para se ter uma ideia, ele precisou superar gente como Felipe Nasr, Daniel Juncadella, Jack Harvey, Jazeman Jaafar e William Buller para ficar com a vitória.

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Sobre Frinjs e sua precocidade,ele venceu a 5ª corrida deste campeonato , o Nars venceu a 2ª corrida da 1ª etapa da FBMW EU em sua 4ª corrida de monopostos (fez duas pela FBMW Américas, com pódio) . Sobre o De Vries , tenho acompanhado a F.R2.0 e deu pra ver que ele é rápido mas comete erros e se envolve em acidentes com frequência ,como a categoria é muito difícil talvez em um 2º ano será possível melhor avalia-lo.
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