A vitória de Nelsinho Piquet e os estrangeiros na Nascar

Nelsinho Piquet
Essa é a imagem que estava no site de mídia da Nascar

Provavelmente você já sabe que Nelsinho Piquet venceu a etapa de Road America, da Nationwide, disputada no sábado (23). O brasileiro, que disputava a primeira corrida na categoria em 2012, foi o piloto dominante durante toda a prova e precisou apenas deixar Michael McDowell para trás para ficar com a vitória.

O que talvez você não saiba é que Piquet é apenas o quarto não americano a vencer na categoria e o quinto a triunfar em alguma divisão da Nascar.

Antes de Nelsinho, Ron Fellows, Juan Pablo Montoya e Marcos Ambrose já haviam vencido na Nationwide, além do canadense Earl Ross, que triunfou na etapa de Martinsville, de 1974, do que hoje é a Sprint Cup.

O último do grupo dos não nascidos nos Estados Unidos a vencer na Nascar é Mario Andretti, que terminou na primeira posição na Daytona 500 de 1967. Só que o piloto já era naturalizado americano desde 1964. Por causa da dupla nacionalidade, Andretti não aparece em todas as estatísticas que dizem respeito a estrangeiros.

Voltando aos pilotos que ganharam na Nationwide, Ron Fellows e Marcos Ambrose são os de maior sucesso, com quatro vitórias cada um, todas em circuitos de rua. Além disso, cada um tem uma particularidade na carreira. Enquanto o canadense praticamente não disputou etapas em oval na Nascar – mas sendo figurinha carimbada nos circuitos mistos –, o australiano começou no turismo americano na Truck Series, antes de avançar até a Sprint Cup.

Só que a primeira vitória de Ambrose veio apenas em 2008, quando o australiano já disputava algumas corridas da Cup. Depois disso, todos os demais triunfos do aussie vieram quando ele já estava na divisão principal.

No caso de Montoya, o colombiano estreou na Nascar em 2006, mas só começou a participar de forma integral no ano seguinte. Para ganhar experiência, o ex-piloto de F1 também corria na Nationwide. Uma dessas etapas foi no México, onde terminou com a vitória após um duelo com Scott Pruett.

Sendo assim, Nelsinho é o primeiro piloto estrangeiro a vencer na Nationwide sem jamais ter disputado uma corrida da Sprint Cup antes.

8 comentários sobre “A vitória de Nelsinho Piquet e os estrangeiros na Nascar

  1. Felipe, vc que entende mais dessas praias, foi o Kenseth que saiu da Roush ou foi a Roush que saiu com o Kenseth?

    Curtir

    1. Eu ia escrever sobre isso mais tarde. Mas acho que foi um acordo. Kenseth tá no último ano de contrato e vem sendo sondado por Gibbs e Penske (pelo menos).

      A Roush não tem patrocínio no nº 17 (nao para a temporada toda) então era melhor pegar um piloto mais barato para colocar ali.

      E também depois de 14 anos juntos, acho que já estavam em um relacionamento desgastado. Aquela mesma rotina de sempre e pouca renovação na equipe

      Curtir

      1. Então, li agora a notícia no motorsport.com, pelo tom do Kenseth e do diretor de competição da Ford, me pareceu que ele que saiu.

        Curtir

  2. Nelsinho já tá confirmado para o Glen, Montreal e acho que mais sete provas da Nationwide. O Miguel Paludo também foi bem e se não fosse por um problema no amortecedor tinha ido ao Top-10. Outro leão de mistos, mas também vai se dar bem nos ovais logo.

    Dia histórico. Só é uma pena que a atenção do único veículo que transmite NASCAR no Brasil seja meia boca, porque trocar essas etapas por Liga das Américas de Basquete (olha que gosto de basquete) e Libertadores Sub-20 é uma piada de mau gosto…

    Curtir

  3. Tomara que seja a primeira de muitas.
    Daqui a pouco ele pega a mão de vencer nos ovais, principalmente os de 1.5 milha, e ai engrena de vez. Seria de bom tom disputar a etapa de Watkins Glen da cup esse ano, só pra beliscar um top 10!
    Exageros a parte, acho que no minimo o Nelsinho pode se estabelecer como um piloto top de mistos na Cup e Nationwide, mas acho que vai virar bem mais do que isso.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s