Sébastien Loeb nos X Games

Sébastien Loeb parece que não vai ter muitos problemas com o estilo X Games de automobilismo

Entender a lógica dos esportes nos Estados Unidos nem sempre é fácil. Por lá, as modalidades são marcadas por temporadas, em um sentido um pouco diferente do que conhecemos, sendo quase como um sinônimo de ‘época’. Ou seja, por exemplo, a temporada – ou época – do futebol americano começa em setembro, e o Super Bowl é disputado no início de fevereiro. Fora isso, acabou. Não há mais nada em jogo.

Assim, da mesma forma que a temporada do futebol americano começa cercada por empolgação em setembro, termina sem deixar rastros poucos meses depois. Dessa forma, um fã do futebol americano precisa esperar quase nove meses para poder acompanhar o novo campeonato.

Desde o mês de maio, os EUA estão na temporada do Global Rallycross, uma tentativa dos americanos em misturar a Nascar com os X Games. A categoria, na realidade, já é antiga, mas em 2012 decidiu abraçar o principal campeonato automobilístico americano, principalmente para se aproveitar da presença de Travis Pastrana.

Para quem não está acostumado com a categoria, o Global Rallycross – que obviamente não tem nada de global, pois só corre nos EUA – é aquele campeonato em que os carros passam por um traçado marcado por rampas e curvas desafiadoras em um sistema de competição similar à Corrida dos Campeões, mas, é claro, com toda a pirotecnia clássica dos X Games.

A diferença da edição de 2012 do Rallycross para as demais temporadas é que agora as competições ocorrem como uma preliminar da Nascar. O campeonato começou em Charlotte, no final de semana da Coca Cola 600 e atraiu um público muito maior que o da Nationwide, o que deixou os pilotos da categoria putos.

Depois, o campeonato já passou pelo Texas e ainda vai correr em New Hampshire e em Las Vegas. A cereja do bolo, claro será os X Games, marcados para o final do mês de junho, em Los Angeles.

Imagino que isso seja algum tipo de disputa por posição entre Travis Pastrana e Ken Block

As regras para o Rallycross nos X Games são um pouco diferentes. Apenas dez pilotos poderão competir, até porque o calendário de disputas precisa ser ensanduichado com todos os demais esportes de ação. Para ser um dos competidores em Los Angeles, o único jeito é ser convidado pela organização do evento. O jeito mais fácil para isso era ter vencido alguma das etapas anteriores.

No entanto, a organização do campeonato surpreendeu nesta sexta-feira, dia 15, ao anunciar que Sébastien Loeb, o megacampeão do WRC, foi um dos convidados para o evento. Para melhorar, o francês aceitou o convite e vai disputar os X Games uma semana após o Rali da Nova Zelândia.

Apesar de surpreendente, essa não é uma prática tão incomum no campeonato. A história dos X Games é marcada pela participação de alguns nomes de sucesso na Europa, mas que já estavam há algum tempo afastado das pistas. Marcus Gronholm, bicampeão do WRC na década passada, já se tornou um nome frequente do evento. Quem também já garantiu um X de ouro é Kenny Brack, vencedor da Indy 500 e rival de Gil de Ferran na Cart.

Outro que também se divide entre o Rallycross e o WRC é Ken Block, mas o americano certamente é mais conhecido pelo que faz nos esportes de ação, ao invés de sua habilidade no Mundial de Rali.

No entanto, o caso mais famoso é o do saudoso Colin McRae. Piloto mais popular do WRC na década de 1990 e morto há cinco anos, o escocês jamais conquistou o X de ouro, mas a disputa com o próprio Pastrana, na edição de 2006, certamente entrou para a história.

A apresentação de McRae você pode ver no vídeo abaixo. Agora só resta torcer para que Loeb faça algo assim.

Um comentário sobre “Sébastien Loeb nos X Games

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s