Todos contra Villeneuve

Depois de irritar os estudantes canandeses, Jacques Villeneuve também não fez amigos na transmissão brasileira da F1

Quem acompanha a F1 já percebeu que a emissora oficial brasileira adotou uma nova postura na transmissão desde o GP de Mônaco. Agora, a cobertura começa algum tempo antes da corrida e se estende até a hora da largada, além da prova em si, obviamente.

Outra mudança, mas que também faz parte do novo pacote das transmissões, são as 625.312 novas câmeras que eles têm à disposição no final de semana. Assim, enquanto o mundo inteiro assiste a nada, nós continuamos vendo nada, mas a partir da câmera on-board de Felipe Massa.

Além disso, há câmeras acompanhando os repórteres também. Por acaso, em Montreal, uma dessas flagrou Jacques Villeneuve, que estava assistindo à corrida calmamente. O repórter global se aproximou e fez duas perguntas ao canadense – sobre Gilles e sobre a corrida. O piloto, por sua vez, educado como sempre é – e digo isso sem nenhum sarcasmo, juro – respondeu às questões. Falou que estava feliz em ver as homenagens ao pai, mas afirmou que a corrida não estava tão boa e disse que naquele momento estava entediado.

A verdade é que o canadense não mentiu. A corrida em Montreal realmente começou boa, mas deu uma esfriada no trecho intermediário. Em determinado momento, parecia que Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Fernando Alonso iam disparar e a briga pela liderança acabaria ali.

Claro que sempre pode acontecer alguma coisa para mudar esse cenário. Por exemplo, o safety-car poderia ter sido acionado ou então algum estrategista maluco ter achado que um carro de F1 pudesse completar mais de 50 voltas com o pneu macio na alta temperatura canadense sem perder desempenho. Mas essas são coisas improváveis, certo?

Errado! Por algum motivo desconhecido, os engenheiros de Ferrari e Red Bull acharam que não tinha problema fazer uma parada ainda antes da 20ª volta e ficar com o mesmo pneu por mais de 50 giros. Afinal, o que poderia dar errado? No final, tanto Vettel quanto Alonso perderam pódios garantidos e ficaram ali em uma desgostosa batalha pelo quarto lugar.

Ao final da prova, a transmissão oficial se lembrou de Villeneuve e, em uma espécie de revanchismo, disse algo como o canadense não ter assistido à mesma corrida. Para falar a verdade, achei desnecessário esse comentário.

É que são momentos distintos da prova. Villeneuve não estava contente com a corrida na metade e é óbvio que ele não sabia o que ainda iria acontecer até o final. Em nenhum momento ele criticou a F1 ou o evento como um todo, disse apenas que não estava gostando do que tinha visto até então. É a opinião de alguém que já deve ter disputado corridas em quase todos os países do mundo e, portanto, já viu muita coisa no esporte a motor.

No sábado à noite, a Indy realizou a etapa do Texas, e foi uma das provas mais emocionantes dos últimos tempos na categoria americana. Graham Rahal assumiu a liderança nas voltas finais, mas acabou tocando no muro no penúltimo giro, antes de entregar a vitória a Justin Wilson. Animado, não?

Pois é, mas antes disso, boa parte da corrida foi dominada por Scott Dixon. Ou seja, quem tivesse assistido à disputa até aquele momento poderia dizer que estava entediado, assim como Villeneuve no Canadá. Assim, tanto em Montreal quanto em Fort Worth, as voltas finais transformaram uma corrida boa, mas com momentos mornos em etapas que rapidamente se tornaram um clássico das respectivas categorias.

É por isso que a crítica a Villeneuve não foi legal. No entanto, vale lembrar que a F1 é um produto, vendido pela própria emissora a anunciantes e telespectadores. Aí,  justamente na transmissão desse produto, um dos entrevistados diz algo como “não está muito legal”. Então, comercialmente falando, dá para entender a revolta no final do prova, porém é estranho entrevistar um cara para tripudiar da opinião dele ainda mais um contexto diferente.

18 comentários sobre “Todos contra Villeneuve

  1. Segundo a Ferrari o Felipe Massa deu 46 voltas, e com o tanque mais cheio, acharam que o Alonso também conseguiria. Conseguiu foi perder mais de 3s por volta em alguns giros.

    Curtir

  2. Ele pode até ter razão (mais ou menos, não estava tão morna assim), mas ele é incrivelmente chato. Suas opiniões. desde de que entrou na F1 até sua aposentadoria, foram cheias de reclamações e acusações para todo lado. Quem vê ele falar pensa que está se tratando de um grande ícone do esporte. É um baita meia-boca, apesar de campeão.

    Curtir

      1. E venceu na F1 com o mesmo carro imbatível que o mediano Damon Hill foi campeão. Aliás, na Indy tb não teria sido campeão com a muito superior Newman-Hass?

        Curtir

        1. Não, foi na Team Green, que não foi dominante. O campeonato daquele ano foi até equilibrado, mas como Villeneuve foi muito mais constante, foi campeão até que de maneira fácil. Vale lembrar que a equipe era de um carro só.

          Curtir

    1. O cara é polêmico, com certeza, mas chamar ele de meia boca é desconhecer completamente o automobilismo. E a corrida não foi tudo o que a Globo falou também não. Ele estava cheio razão no momento que deu a entrevista.

      Curtir

      1. Você gostava de ver ele pilotar? O que ele fez desde que saiu da Williams?? Quase consegui perder o campeonato de 1997, tendo o melhor carro. É um falastrão, desde dos testes que fez em 1995. Desconhecer completamente o automobilismo?? Esses juízes de Internet…

        Curtir

  3. O cara foi sincero, e dai virou o vilão da globo… então porque foram lá encher o saco do cara???, concordo com o meu amigo Vilela, Só Mario Andretti e Villeneuve venceram a F1, Indycar e a Indy 500… o cara é bom pra kct…

    Essa globo é podre, eles simplesmente IGNORARAM as Olimpiadas (o maior evento esportivo do planeta) porque a Record vai ser a única a ter os direitos de transmissão..kk

    Curtir

    1. Ops, voce esqueceu do nosso mais importante piloto para o automobilismo brasileiro…..Emerson Fittipaldi….o cara foi bi-campeão da F-1, duas vezes vice, campeão da F-Indy e venceu 2 vezes as 500 milhas de Indianápolis…em termos de importancia e desempenho nas duas categorias juntas, é o maior piloto de todos os tempos.

      Curtir

  4. Cara, eu estava assistindo a corrida do Texas sábado, mas desliguei a TV e fui beber umas cervas com os amigos porque a corrida estava ruim demais, mal sabia eu o que ia perder, não dá pra culpar o Villeneuve, de vez em quando nos enganamos! hehe!

    Curtir

  5. A verdade é que os narradores da Rede Globo (exceto Reginaldo Leme), são mais arrogantes, prepotentes e tendenciosos que a propria emissora…acham que os pilotos brasileiros são os melhores, os unicos, os perseguidos, os injustiçados etc enquanto que os estrageiros são os incopetentes….lembrem das hiper-gafes do cansativo e ultrapassado Galvão Bueno contra Grojean, Perez e Hamilton…Galvão não caiu na real ou é pago pra assim falar que no momento não temos pilotos brasileiros de nivel A no exterior (leia-se Emerson, Piquet, Senna e De Ferran), exceção seja feita a Tony Kanaan e Felipe Nasr – o resto, ou não estão no nível máximo ou já passaram a sua fase (caso Massa e Castroneves)….vamos aguardar uma nova safra pois por enquanto, o momento é da Inglaterra, Australia, Alemanha, Espanha e França, dentre outros.

    Curtir

  6. A Globo é assim mesmo. Querem fazer a imagem de um herói e vários vilões. Diminuem pilotos como Montoya e Villeneuve só porque são pilotos que obtiveram muito sucesso em outras categorias. Diz aí quantos pilotos ganharam a Indy 500, o campeonato da Indy e o da F1 como o Villeneuve? Não dá pra encher uma mão contando. Afinal, a F1 é a “categoria máxima do automobilismo” o resto é resto, e é tratado como tal pela “maior e melhor emissora do Brasil”.

    Lamentável!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s